Presidente da CNM/CUT reúne-se com dirigentes na FTMRS
O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT, Paulo Cayres, o Paulão, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, com dirigentes sindicais da categoria no Estado e com o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo.
O encontro, promovido na sede da FTMRS/CUT, abordou temas centrais para os trabalhadores em âmbito regional e nacional, bem como os projetos para o início do ano. Entraram na pauta políticas de fortalecimento da Central, a questão do trabalho decente, da democracia no local de trabalho e o contrato coletivo nacional. Eixos que vêm sendo articulados e que estarão presentes nas negociações da campanha salarial.
Paulão destacou a parceria da Confederação com a Unicamp em um curso de formação que visa capacitar os trabalhadores para o debate, levantando questões políticas e econômicas e municiando os dirigentes para a representação da categoria nas negociações com os patrões.
O presidente da CNM também falou sobre o projeto de criação de um museu com o objetivo de resgatar e documentar a trajetória dos metalúrgicos. “Nós queremos fazer um museu vivo, com o acervo das nossas lutas. Queremos a nossa memória viva! A luta tem que estar lá sendo contada,” finalizou.
De acordo com o presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, um dos objetivos a serem trabalhados este ano na entidade será a comunicação como forma de conexão não só com as entidades representativas como a CNM e a CUT, e entre os sindicatos filiados, mas como afirmação do papel da categoria na agenda nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS