Lucro da Volkswagen cresce 58% e chega a US$ 3,7 bilhões no 3º tri
SÃO PAULO - O lucro líquido da alemã Volkswagen subiu 58%, para 2,93 bilhões de euros (US$ 3,7 bilhões) no terceiro trimestre deste ano. A receita cresceu 4,1%, para 48,9 bilhões de euros.
A companhia manteve a previsão de desempenho anual e disse esperar ter aumento moderado nas vendas. No acumulado do ano até setembro, a empresa diz ter vendido 7,65 milhões de veículos. O desempenho aumenta a possibilidade de a montadora de atingir a meta de 10 milhões de unidades vendidas ainda em 2014, quatro anos antes do esperado.
A margem de lucro antes de impostos subiu de 5,9% no ano passado para 6,4% nos nove primeiro meses de 2014. O lucro líquido subiu 26,7% no acumulado do ano até setembro, para 8,5 bilhões de euros, com alta de 1,4% da receita, para 147,7 bilhões de euros, na mesma base de comparação.
“Conseguimos uma performance sólida no ano até agora”, disse Martin Winterkor, presidente da Volkswagen, acrescentando que a empresa agora precisa “aumentar a eficiência, flexibilidade e rentabilidade”, além de estabelecer uma base sólida para “responder aos grandes desafios tecnológicos e econômicos encarados pela indústria automotiva”.
O aumento nos ganhos foi impulsionado pelo crescimento de vendas das marcas Skoda e Audi. As vendas da Skoda subiram 13% no acumulado do ano até setembro, em relação ao ano passado, enquanto a marca Audi registrou alta de 10% das vendas no mesmo período.
O mercado de carros está sendo beneficiado pela recuperação da demanda na Europa e nos Estados Unidos e pela continuidade do forte crescimento na China.
(Dow Jones Newwires)