WEG faz aquisição de fabricante na Alemanha
Ter uma equipe de engenharia e de desenvolvimento com novas tecnologias foi uma das principais motivações da brasileira WEG para realizar a aquisição da fabricante de motores alemã Antriebstechnik KATT Hessen (KATT), segundo Milton Oscar Castella, diretor de engenharia da unidade de motores da WEG.
"Eles desenvolveram patentes em expertises que achamos relevantes para nossa empresa", disse o executivo, lembrando que a empresa alemã possui uma área de desenvolvimento com mão de obra qualificada e já conectada com universidades da região.
A companhia, com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, anunciou ontem aos investidores, antes da abertura do mercado de ações, a aquisição da KATT, na Alemanha. O valor da operação não foi divulgado.
A companhia alemã possui dois parques fabris e cerca de 190 funcionários. Segundo informou a WEG, a KATT encerrou o ano passado com uma receita de € 14,4 milhões.
A aquisição ainda está sujeita ao cumprimento de determinadas condições e à aprovação de autoridades alemãs. Ainda assim, Castella afirmou que o grupo brasileiro deve tomar posse da operação até o fim do ano.
A multinacional pretende expandir a carteira de clientes, entrando em mercados já explorados pela KATT, como o de motores de alta rotação, e atendendo marcas como a BMW e Porsche, que já são clientes da companhia adquirida.
Segundo o executivo da WEG, todas as tecnologias desenvolvidas na nova unidade poderão ser aplicadas na produção das subsidiárias da empresa em outros países e no Brasil.
Essa foi a segunda aquisição realizada pela WEG na Alemanha em 2014. Em fevereiro, a empresa brasileira adquiriu também a fabricante de motores elétricos e motoredutores Württembergishe Elektromotoren.
A WEG reiterou no anúncio que a aquisição da alemã não ensejará direito de recesso aos acionistas, já que não se enquadra nas hipóteses previstas na legislação, e que o valor pago na aquisição não representa investimento relevante para a companhia.