ThyssenKrupp reverte prejuízo e lucra 195 milhões de euros
SÃO PAULO - A siderúrgica ThyssenKrupp obteve lucro líquido de 195 milhões de euros no ano fiscal 2014, após um prejuízo de 1,576 bilhão de euros registrado no mesmo período do ano anterior. Essa foi a primeira vez em três anos que a companhia alemã registrou lucro, refletindo o plano estratégico implementado para aumentar a eficiência e a diversificação dos negócios.
O lucro líquido atribuível aos acionistas da ThyssenKrupp somou 210 milhões de euros, ante o prejuízo de 1,436 bilhão de euros do ano fiscal 2013.
A receita líquida total somou 41,304 bilhões de euros no ano, aumento de 4% em relação à receita de 39,782 bilhões do ano fiscal anterior.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da ThyssenKrupp somou 1,151 bilhão de euros, após o resultado negativo de 552 milhões de euros registrado no ano fiscal 2013.
No relatório, a companhia destacou que conseguiu firmar um contrato de longo prazo de suprimento para sua unidade no Brasil, a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o que representou uma solução sustentável para o negócio. Até então, a empresa alemã tinha a intenção de vender a CSA, mas não conseguiu atrair uma oferta aceitável.
“Nós estamos concentrados agora em mais melhorias operacionais na unidade no Brasil, onde já foi obtido claro progresso na performance técnica e na eficiência”, afirmou a companhia.
Para o ano fiscal 2015, a ThyssenKrupp espera um crescimento de um dígito nas vendas em base anual. Além disso, a empresa espera obter lucro novamente, com fortalecimento de suas atividades.
Fonte: Camila Maia | Valor Econômico