Produção industrial sobe em 7 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE
RIO - A produção industrial aumentou em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre setembro e outubro. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgada nesta sexta-feira.
Na série com ajustes sazonais, o estado da Bahia registrou o melhor desempenho, com alta de 3,6% em outubro, na comparação com setembro, seguido por Rio de Janeiro, com avanço de 1,9%; e Amazonas, com aumento de 1,7% na atividade industrial, no mesmo período de comparação.
Houve, ainda, aumentos na produção das indústrias de São Paulo (1,1%); Santa Catarina (0,8%), Pará (0,6%) e Espírito Santo (0,6%) na mesma comparação. Por outro lado, houve recuos expressivos nas atividades industriais de Ceará (-4,9%), Pernambuco (-4,6%), Minas Gerais (-3,3%), Rio Grande do Sul (-2,2%) e região Nordeste (-2,0%) de setembro para outubro .
Crescimento em São Paulo
A produção industrial de São Paulo, maior parque produtivo do país, subiu 1,1% entre setembro e outubro, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mens al - Produção Física Regional (PIM-PF Regional).
Mas, de acordo com o instituto, mesmo com desempenho positivo na margem, a produção industrial do estado mostrou saldo negativo em todas as outras comparações pesquisadas pelo IBGE.
Em outubro desse ano, a atividade na região caiu 5,2% ante igual mês no ano passado; e recuou 5,7% no acumulado do ano até outubro. No desempenho em 12 meses até outubro, a retração na produção de São Paulo foi de 5,1%.
Fonte: Alessandra Saraiva | Valor Econômico