Erechim: Assembleia definiu pauta da Campanha Salarial da categoria
Na última semana, os Metalúrgicos de Erechim e Região reunidos em Assembleia aprovaram a pauta de reivindicação da Campanha Salarial deste ano, que será encaminhada para o sindicato patronal.
A pauta aprovada pelos trabalhadores propõe clausulas relacionados a valorização do emprego e da saúde do trabalhador, a democracia no local de trabalho para permitir que os trabalhadores possam se organizar com o auxilio dos sindicatos, ampliação e garantia dos direitos conquistados.
Sobre as cláusulas econômicas a Assembleia definiu que o índice a ser levado para a mesa de negociação é o crescimento do PIB nacional de 2010 (7,5%) + Inflação do periodo (Previsão de 5,9%) = 13,4%.
Segundo dados do Dieese, aproximadamente 43% dos trabalhadores metalúrgicos do Rio Grande do Sul recebem apenas o piso da categoria, frente a esta realidade, a Campanha Salarial deste ano pretende buscar uma valorização do piso da categoria em dois salários mínimos regionais. A mudança da data base para setembro é outra bandeira defendida pelos trabalhadores, dados comprovam que após a metade do ano a econômia do país esta mais aquecida, com um volume maior na produção, o que favorece a negociação.
"Realizamos uma boa assembleia, a pauta aprovada pelos trabalhadores é excelente. Deixamos bem claro para os trabalhadores que o momento econômico em que o país passa é favorável para nós trabalhadores, os ganhos deste ano vão depender da mobilização dos trabalhadores, por este motivo convocamos todos os trabalhadores a se unirem na campanha salarial, pois somente assim vamos conquistar resultados positivos", afirma o presidente do Sindicato Valdecir Frare.
Nesta semana a Federação do Trabalhadores Metalúrgicos do RS estará encaminhando a pauta para o Sindicato Patronal.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim