Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6369-impactos-do-temporal-em-porto-alegre-evidenciam-consequencias-privatizacao&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Impactos do temporal em Porto Alegre evidenciam consequências da privatização - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

19.01.24   |   Geral

Impactos do temporal em Porto Alegre evidenciam consequências da privatização

Divulgação

http://ftmrs.org.br/images/202401191053430.jpg

O Rio Grande do Sul ainda enfrenta sérias repercussões após o intenso temporal que atingiu o estado na noite de terça-feira (16), deixando mais de 600 mil clientes sem energia elétrica, principalmente na Região Metropolitana. O governador Eduardo Leite (PSDB) tem direcionado críticas à atuação da CEEE Equatorial, empresa privatizada em 2021, pela sua gestão.

Em uma coletiva realizada na tarde de quarta-feira (17), o prefeito bolsonarista de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que votou favoravelmente à privatização da CEEE Equatorial em 2019, reclamou que a empresa não responde aos telefonemas da prefeitura.

A CEEE Equatorial divulgou comunicados informando que apenas 56% dos usuários afetados pelo temporal tiveram o fornecimento de energia restabelecido até o momento, estendendo até domingo o prazo para atingir a normalidade do serviço.

A empresa enfrenta críticas crescentes, incluindo uma multa de R$ 24,3 milhões aplicada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) devido à baixa qualidade dos serviços prestados.

Além dos problemas com a energia, o temporal deixou um rastro de destruição e causou a morte de pelo menos duas pessoas. Uma delas foi atingida pela marquise de um supermercado em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e a outra em São Vicente do Sul, onde um idoso morreu durante a transferência de um hospital evacuado devido aos ventos.

Privatização dos serviços essenciais
O presidente em exercício da CUT-RS, Everton Gimenis, destacou que os eventos recentes reforçam a problemática da privatização de serviços essenciais. Ele argumentou que empresas privadas, visando reduzir custos e maximizar lucros, negligenciam o bem-estar da população.

Gimenis também observou que, além de ter votado a favor da privatização da CEEE Equatorial quando era deputado, o prefeito Melo agora busca privatizar o DMAE, reconhecido como o melhor serviço de tratamento e abastecimento de água.

“A população, que antes se orgulhava de consumir água da torneira, agora enfrenta a crise decorrente das gestões liberais de Marchezan e Melo. Ele quer desmantelar o DMAE, enfraquecendo com falta de concursos e terceirização de serviços, preparando o caminho para a privatização. Assim, o verdadeiro culpado da crise não é o DMAE, mas a gestão municipal que priorizou a privatização, comprometendo a qualidade dos serviços essenciais", denunciou Gimenis.

A Defesa Civil registrou mais de 500 chamados, principalmente relacionados a quedas de árvores, postes e destelhamentos em pelo menos 25 cidades gaúchas.

Melo, que também foi favorável a extinção da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM)), agora está solicitando empréstimos ou doações de motosserras para a remoção de árvores.

O governador Leite afirmou que, se a prestação de serviços da CEEE Equatorial não melhorar, pode ocorrer um processo de retirada da concessão.

Fonte: CUT-RS com informações de Brasil de Fato e Sul21

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize