Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6423-sao-leopoldo-tera-campus-do-ifsul&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
São Leopoldo terá campus do IFSul - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

13.03.24   |   Geral

São Leopoldo terá campus do IFSul

Ricardo Stuckert

http://ftmrs.org.br/images/202403131115340.jpg

A lista dos novos 100 campi de Institutos Federais foi anunciada ontem pelo presidente Lula

Uma ótima notícia para os jovens da região: São Leopoldo terá um campus do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul). O anúncio de 100 novos campi ocorreu na manhã de ontem (12), em Brasília, e foi realizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro da Educação, Camilo Santana. O campus deve ser construído na atual área do Centro de Eventos, na avenida São Borja, local que já abrange alguns cursos técnicos do IFSul na cidade. A capacidade do IF será de 1,2 mil alunos.

Muito comemorado e esperado, a instalação de um campus do Instituto no município era uma das principais propostas da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, como forma de qualificar os jovens para o mercado de trabalho. De acordo com o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), Genilso Vargas da Rosa, foi através da Câmara Temática, onde o Sindicato representa os trabalhadores, que foi levado à prefeitura a necessidade de implementação de um campus do IF em São Leopoldo.

“Por isso, o anúncio feito pelo presidente Lula foi recebido com muita alegria pelos trabalhadores, pois essa era uma pauta muito importante para os representantes dos trabalhadores na Câmara Temática da Indústria”, contou.

“Essa unidade vem para o município suprir uma necessidade grande da população que é a de locais com cursos gratuitos para que os trabalhadores e seu filhos/as possam se qualificar, buscar melhores oportunidades de empregos e possam ter melhores condições de vida. Então, o nosso Sindicato considera uma grande conquista dos trabalhadores a vinda do IF para São Leopoldo”, declarou Genilso.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT) foi para Brasília acompanhar a cerimônia. Agora, a prefeitura deve elaborar um Projeto de Lei para passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, afim de destinar a área do futuro campus para o governo federal. Também serão realizadas audiências públicas para definir quais cursos serão ofertados pelo IFSul. A princípio, os cursos gratuitos serão voltados para os polos de Metal-Mecânica e Tecnolgia da Informação, dentre outros a serem demandados nas audiências públicas pelos municípios do Vale dos Sinos.

No Rio Grande do Sul, além de São Leopoldo, os municípios de Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre e Gramado também foram beneficiados.

Campanha – o Sindicato chegou a realizar uma campanha nas empresas, coletando assinaturas dos trabalhadores para a instalação do IFSUL em São Leopoldo.

 

Fonte: STIMMMESL com informações da Berlinda

 

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize