Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6222-cut-e-fortaleza-classe-trabalhadora-no-brasil-afirma-presidente-cnmcut&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
A CUT é a fortaleza da classe trabalhadora no Brasil, afirma presidente da CNM/CUT - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

29.08.23   |   CNM/CUT

A CUT é a fortaleza da classe trabalhadora no Brasil, afirma presidente da CNM/CUT

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202308291024000.jpg

Nesta segunda-feira (28) a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou 40 anos de fundação. Maior central sindical do país, a CUT terá seu legado relembrado em homenagens como uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, e também em casas legislativas estaduais e municipais em todo o país. No último sábado (26), a entidade realizou evento cultural na Praia Grande (SP), local simbólico da primeira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), onde foi lançada em 1981 a semente para a criação da central dois anos depois.

Segundo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) Loricardo de Oliveira, o aniversário é o momento de relembrar o histórico de lutas da Central, principalmente nos últimos anos, no qual a classe trabalhadora lutou contra os governos Temer e Bolsonaro, batalhando contra a perda de direitos na Reforma Trabalhista, e em várias outras frentes.

“Os metalúrgicos da CNM/CUT se orgulham muito de fazer parte desta central e sabem que os próximos 40 anos serão frutos da nossa organização e resistência ao que passamos nos últimos anos”, destaca Loricardo.

O sindicalista reforça que a CUT não é uma central apenas formada por dirigentes e sim pela base de trabalhadores e trabalhadoras no país. “Essa é a grandeza da CUT, a sua base, foi isso que a sustentou por esses 40 anos e que vai levá-la a continuar forte no futuro”, complementa.

Quatro décadas de luta

Em 1983, em São Bernardo do Campo (SP), a Central Única dos Trabalhadores surgia, em plena ditadura militar, com a ousadia de levantar a bandeira da liberdade e autonomia sindical e de organizar a classe trabalhadora. Desde o respeito e a garantia dos direitos no local de trabalho, onde quem gera a riqueza deve ter voz, até a forma de filiação e sustentação sindical.

Passadas quatro décadas, a defesa da democracia e a unidade de trabalhadores e trabalhadoras contra a superexploração do trabalho e por condições dignas seguem como pauta. Não porque a luta da CUT foi em vão, mas porque essas pautas dependem de uma batalha que nunca acaba e o papel da Central foi fundamental para garantir avanços nesses aspectos ao longo desses anos.

Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize