Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6328-aplicacao-nr-12-foi-tema-seminario-promovido-por-trabalhadores-industria&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Aplicação da NR 12 foi tema de Seminário promovido por trabalhadores da indústria - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

28.11.23   |   CNM/CUT

Aplicação da NR 12 foi tema de Seminário promovido por trabalhadores da indústria

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202311281108090.jpg

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) promoveram no dia 17 de novembro o seminário virtual “NR 12 - Máquinas e Equipamentos: Desafios e Perspectivas para a Segurança e Saúde dos Trabalhadores(as)”.

O encontro serviu para mostrar a importância da norma regulamentadora NR 12 para a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam em máquinas, bem como direcionar e fortalecer a ação sindical para negociar com as empresas na busca pelo cumprimento da norma.

Segundo o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o seminário mostrou que a proteção do trabalhador que opera máquinas precisa ir além da proteção individual e ser coletiva. “A NR 12 é o principal instrumento de controle e adequação das máquinas no local do trabalho e um dos principais problemas que temos no país é a chegada de máquinas importadas que muitas vezes vão para o interior do Brasil e não são adequadas dentro da norma. Esse evento serve para que os trabalhadores se informem e se apropriem mais das diretrizes da NR12 para aplicar no local do trabalho”.

Loricardo afirma que após o seminário ficou um compromisso para estudar item a item da norma e melhorar a sua compreensão e aplicação, evitando também que as empresas burlem o cumprimento dela. “Vamos aprofundar a discussão agora com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) e nos sindicatos”.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador, Previdência Social e Meio Ambiente da CNM/CUT, Francisco Jonaci de Almeida, além do aprofundamento da discussão sobre a norma, o movimento sindical precisa cobrar as empresas para a aplicação da NR 12. “Temos que cobrar a adaptação das máquinas importadas que não estão adequadas a NR 12, além de exigir a modernização das plantas fabris”.


Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize