RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

11.01.23   |   CNM/CUT

CNM repudia crime contra os três poderes e reivindica foco nas pautas democráticas

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202301111025570.jpg

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vem a público repudiar o crime contra os três poderes no último domingo (8), que atacaram o Estado Democrático de Direito e dificulta o foco nas pautas de reconstrução do país que precisam começar a ser discutidas e executadas, o mais rápido possível, devido ao caos que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou no país.

A depredação e destruição de prédios e patrimônios públicos realizada pelos terroristas e golpistas ferem a Constituição e os princípios do Estado Democrático de Direito. Este tipo de crime não faz parte do modus operandi que usamos para lutar por nossos direitos, e por isso não pode ser tratado como um ato democrático. Os atos criminosos aconteceram uma semana após a posse do presidente Lula, de forma orquestrada, por aqueles que não aceitaram o resultado do processo eleitoral, que aconteceu de forma legítima.

A CNM/CUT denuncia a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que, a despeito de todos os alertas da imprensa, parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça não tomaram as medidas necessárias nem disponibilizaram os efetivos policiais suficientes para impedir que os terroristas se deslocassem dos seus acampamentos e alcançassem os seus objetivos.

Nós metalúrgicos e metalúrgicas do Brasil exigimos a apuração e a punição exemplar de todos os participantes e de todos aqueles que financiaram, convocaram e participaram efetivamente da ação criminosa. A CNM/CUT também reivindica que o governo, ao mesmo tempo que siga apurando e responsabilizando os culpados, mantenha o foco nas pautas democráticas necessárias como a garantia dos direitos, o fortalecimento da indústria nacional, a geração de empregos, lutas do movimento sindical prometidas em campanha e que vão transformar as realidades e reconstruir este país na perspectiva de um Brasil mais justo e soberano para todas e todos.


Direção executiva da CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize