RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

19.01.16   |   CNM/CUT

Fórum Social Mundial: oficina da CNM/CUT debate papel da indústria na América Latina

http://ftmrs.org.br/images/201601191707450.jpg

 

“A industrialização e os desafios para a classe trabalhadora no Brasil e na América Latina” é o tema da Oficina da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) na 15ª edição do Fórum Social Mundial (FMS), que acontece entra amanhã (19) e sábado (23) em Porto Alegre (RS). A atividade dos metalúrgicos faz parte da programação da CUT e será realizada nesta sexta-feira (22), a partir das 10 horas, no Parque da Redenção, na tenda 5 (ao lado do Chafariz).

O FSM é um espaço de debate democrático de ideias para a formulação de propostas que se opõe ao neoliberalismo, além de articular ONGs e movimentos social e sindical em ações contra as desigualdades sociais provocadas pela globalização.

Neste ano, já foram inscritas mais de 5 mil pessoas para participar de cerca de 500 atividades. No total, são esperados 180 palestrantes, sendo 92 de outros 60 países.

De acordo com o secretário geral em exercício da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o tema industrialização com o viés sindical é inédito nesta edição do FSM. “A intenção da oficina é mostrar que os trabalhadores da indústria têm feito muita luta para avançar econômica e socialmente. Essa luta é, acima de tudo, por trabalho em condições dignas. Ao final de cada edição do Fórum é organizado um documento com propostas sustentáveis para serem levadas ao mundo e nós queremos ser protagonistas nas sugestões para mudanças na indústria”, disse. “A oficina é também uma maneira dos trabalhadores na indústria fortalecerem a relação com os movimentos sociais”, completou.

A mesa do debate central da Oficina Temática contará com a presença do secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, do coordenador do Programa de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social, Hélio da Costa, e Marino Vani, representante na América Latina da IndustriALL Global Union, federação internacional que representa os trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis em todo o mundo.

Segundo Sanches, a proposta da Oficina é também discutir a função social da indústria, numa abordagem que vá além das questões econômicas e sindicais. “O nosso desafio é levar debates que contemplem a distribuição de renda, a sustentabilidade ambiental e a precarização do trabalho na indústria brasileira e na América Latina. A ideia é discutir como a indústria pode se relacionar com o conjunto da sociedade para conquistas progressistas”, afirmou.

A abertura da atividade terá a participação dos dirigentes das Confederações Nacionais que integram o Macrossetor da Indústria da CUT: Metalúrgicos (CNM/CUT), Químicos (CNQ-CUT), Trabalhadores na Construção (Conticom-CUT), em Alimentação (Contac-CUT) e Vestuário (CNTV-CUT).

Além disso, está programado o lançamento do livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”. A publicação foi editada pela CNM/CUT e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O livro apresenta um diagnóstico completo dos seis segmentos que compõem o ramo metalúrgico no país. (a publicação está disponível para download aqui)

Histórico do FSM
O Fórum Social Mundial surgiu, em 2001, como uma contraposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que é organizado pelos principais líderes empresariais de todo o mundo.

Além da primeira edição, a cidade de Porto Alegre foi palco de mais cinco edições do evento, incluindo a deste ano (2002, 2003, 2005, 2012 e 2016). Em 2004, foi a vez da Índia receber o FSM. Já em 2006, as atividades foram realizadas simultaneamente em Mali, no Paquistão e na Venezuela. No ano seguinte, o Quênia foi escolhido para ser sede das atividades.

Em 2007, o Fórum aconteceu em Nairóbi, África. Em 2008, o FSM foi descentralizado e cerca de 800 atividades aconteceram em 80 países no Dia de Ação de Mobilização Global. Já em 2009, o evento foi realizado na cidade de Belém, capital do Pará, Brasil, e contou com a participação de 120 mil pessoas de 150 países.

Para comemorar seus 10 anos de existência, o FSM aconteceu de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhados pelo mundo, em 2010.

E já em 2011, o Fórum Social Mundial foi em Dakar, no Senegal, e reuniu mais de 75 mil participantes. Em 2013 e 2015, as atividades do Fórum aconteceram em Túnis, capital da Tunísia.

Serviço Fórum Social Mundial Temático
Dia: de 19 a 23 de janeiro
Cidade: Porto Alegre (RS)
Local: Auditório Araujo Viana, no Parque Farroupilha; Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Câmara Municipal e Parque Zumbi dos Palmares.

Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize