Vem aí o XVI Congresso dos Metalúrgicos de Porto Alegre


Anote na sua agenda: o sindicato vai realizar em outubro o 16° Congresso dos Metalúrgicos de Porto Alegre e você pode ser um dos delegados que vão ajudar a escrever mais esta importante página dos 80 anos de história da entidade. Para participar, basta ser sócio(a), estar em dia com a entidade e participar das assembleias que vão definir quem serão os(as) delegados(as).
 
A assembleia geral extraordinária da próxima quinta-feira, 15 de setembro, dará o ponta-pé inicial em todo o processo de organização e promoção do congresso. O encontro será realizado a partir das 18h30min, na sede do sindicato, momento em que será colocada para discussão e aprovação as propostas de datas e de regulamento do XVI Congresso.
 

Agora, a luta é pela valorização do trabalho
 
O congresso anterior, realizado em setembro de 2009, debateu os efeitos da crise econômica mundial na categoria metalúrgica, especialmente o desemprego e o arrocho salarial, e as alternativas para enfrentar a conjuntura adversa da ocasião. O próprio slogan do congresso já resumia o sentimento da direção do sindicato: “só quem tem um passado de lutas pode superar a crise e construir um futuro de conquistas”. E assim aconteceu. Os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de nossa base tiveram garra e paciência para enfrentar a turbulência e, unidos com o sindicato, lutaram por um futuro melhor. Hoje, o fantasma do desemprego ficou pra trás, dois acordos coletivos com reajuste acima da inflação foram fechados e a renda da categoria melhorou. Agora, a luta é pela valorização do trabalho e mais uma vez a categoria está sendo chamada para decidir o rumo a ser tomado.
 
Embora a conjuntura econômica não esteja tão adversa como a de dois ou três anos atrás, não podemos dizer que hoje navegamos num mar de tranquilidade. Parece que o sistema capitalista vive de crises e estas afetam diretamente a classe trabalhadora. Agora, por exemplo, os patrões e seus economistas estão dizendo que o nosso país está num processo de desindustrialização por causa da invasão dos produtos chineses na nossa economia. Daí, querem que o governo coloque um freio nas importações e proteja o mercado interno, reduzindo juros e tributos para diminuir custos de produção e aumentar a competitividade da indústria nacional. A pressão já surtiu efeito e o governo acaba de lançar o programa Brasil Maior, que tem como principal objetivo atender as demandas patronais. Porém, os patrões não se contentam apenas com a ajuda governamental, do dinheiro público. A pretexto de “manter os empregos”, eles também querem mexer na legislação trabalhista (flexibilizar direitos e benefícios), enterrar projetos importantes para nós (a redução da jornada, por exemplo) e liberar geral a terceirização e outras formas de precarização da mão de obra operária. Isso não podemos aceitar de jeito nenhum!
 
O XVI Congresso dos Metalúrgicos terá como mote principal debater estas questões e apontar em suas resoluções e plano de lutas as nossas estratégias visando a valorização do trabalho e não a fragilização do trabalho, como quer a classe patronal. Por isso é muito importante que você e seus companheiros(as) de fábrica participem da assembleia geral do dia 15 de setembro e, depois, das assembleias de fábrica e plenárias regionais que vão definir quem serão os delegados(as) que vão aprofundar o debate e tomar decisões que vão pautar a luta do sindicato, da categoria e da própria classe trabalhadora como um todo. Participe!


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre

Pesquisar

FTMRS