Aviso-prévio, mínimo regional e ponto eletrônico são tema de debate no Vale dos Sinos
A nova lei do aviso-prévio, o salário mínimo regional e o cartão ponto eletrônico foram temas de debate no seminário realizado no dia 10 de novembro pela CUT Regional Vale do Sinos, na sede Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo.
A questão do piso regional preocupa os sindicalistas, pois a data base passou de primeiro de maio para janeiro, fazendo com que diminua o tempo de discussão e mobilização da categoria. Na última reunião da regional, ficaram latentes algumas dúvidas a respeito dos temas aviso-prévio e cartão eletrônico, o que justificava a necessidade de retomar o assunto.O coordenador da regional, Joey de Farias, que abriu os trabalhos, compôs a mesa com as lideranças e designou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga e secretário de política sindical da Regional Vale do Sinos, Mauri Schorn, para coordenar a mesa. O secretário de política sindical da CNM Loricardo de Oliveira falou sobre a nova lei do aviso prévio demonstrando indignação pelo fato de a Força Sindical ter articulado a lei antes de ter feito um debate mais democrático com a classe, já que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) estava para sumular tal questão.
Os palestrantes Paulo Lauxen, Mariele Antunes e Jaqueline falaram sobre o caráter técnico jurídico dos temas e então tiveram início o debate e as perguntas. Uma das conclusões sobre a questão do aviso-prévio foi de que o Ministério do Trabalho prestou um desserviço aos trabalhadores, com orientações contraditórias em relação ao tema. Sobre o ponto eletrônico, ficou decidido levar para o acordo coletivo aquilo que for lacuna da lei.
Quanto ao piso regional, foi decisão unânime no seminário o indicativo de elevar o piso ao patamar de quando foi criado no período Olívio Dutra, 30% maior que o piso nacional. Para alcançar esse objetivo, é preciso negociar com o governo um aumento de 16%, referente à composição do PIB dos dois últimos anos, mais inflação e ganho real.
O seminário contou com a presença de 74 participantes, entre eles sindicatos não cutistas, o que demonstrou unidade de categoria. A presença do vereador de São Leopoldo Nestor e o ex-coordenador da regional, Robo, reforça a retomada da organização da regional.
Em 2012, é preciso continuar com essa mobilização, com a finalidade de construir campanhas salariais conjuntas. Para isso, a regional convoca todos para participar do Balanço das Negociações Coletivas de 2011, que será realizado no dia 25 de novembro, na sede da CUT-RS.
Fonte: CUT Regional Vale dos Sinos