Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE recebe Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo
O Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, representado pelo seu presidente Ailton Araújo, foi recebido na manhã da última quarta-feira (14) pelo Dr. Carlos César D´Elia, Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado.
Ailton Araújo, apresentou para o Procurador a situação dos funcionários da empresa Bertol, produtora de embalagens metálicas, que em 12/11/2010 teve decretada sua recuperação judicial.
Os salários referentes ao mês de setembro de 2010 e de agosto, setembro, outubro e novembro de 2011 ainda não foram pagos integralmente. Também estão atrasados o pagamento de férias e das verbas rescisórias, além do FGTS não estar sendo recolhido desde março de 2010.
Na audiência, foi solicitada a ajuda do Estado, que possui um crédito tributário superior a cem milhões de reais com a empresa, para salvar a planta industrial e continuar operando e mantendo os empregos. O grupo Bertol (fábrica de embalagens, transporte e táxi aéreo) é uma empresa das mais modernas deste município, com capacidade para produção média de 20 milhões de embalagens metálicas por mês, já gerou 500 empregos diretos e hoje, estão reduzidos a 4 funcionários na linha de produção. Desde o mês de março do corrente ano estamos informando a PGE (Procuradoria Geral de Estado) sobre essa situação", alertou Ailton Araújo.
O sindicato informa ainda, que essa audiência com o Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE é o desdobramento do encontro com o Governador. Também participaram do encontro Fernanda Livi, assessora jurídica do Sindicato, Luiz Volnei da Silva, assessor do deputado Marco Maia, Luiz Fernandes Allama e Idinei Nascimento dos Santos, funcionários da empresa Bertol.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo