Sessão solene homenageia Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita em Brasília
A Câmara Federal, presidida pelo deputado federal e ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita Marco Maia, homenageou a entidade, no dia 12 de dezembro, pelos 51 anos de história completados em setembro. A homenagem, que seria realizada no ano passado por ocasião do cinquentenário da entidade, foi adiada por causa das eleições para deputados estaduais e federais, governador e presidente.
A distinção foi proposta pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, ex-presidente da CUT. Representando o sindicato estavam o presidente Paulo Chitolina, o secretário-geral e presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Flávio de Souza, Flavião, o tesoureiro José Rosales e o diretor de base Pedro Trindade.
Durante pronunciamento, Marco Maia relembrou do início de sua trajetória e do seu engajamento nas causas dos trabalhadores, com o movimento sindical e a prática política. “Devo dizer que é muito importante para esta Casa manter o diálogo e comunhão com as instituições que cooperam com a construção de nossa Pátria e com o desenvolvimento de nossa gente. É muito importante para a Câmara dos Deputados abrir as portas para aqueles que querem praticar a democracia e produzir os debates necessários para fazer avançar as lutas da classe trabalhadora”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Chitolina, agradeceu a homenagem e disse que ela jamais será esquecida pelo sindicato. “Quero agradecer ao deputado federal, nosso presidente da Câmara de Deputados, companheiro Marco Maia, por esta sessão solene. É com grande alegria que represento o nosso sindicato aqui. E esta homenagem é para todas e todos que, de alguma forma, contribuíram e contribuem para manter viva a nossa história”, disse Chitolina.
Chitolina também ressaltou que o Sindicato tem contribuído com a luta por uma vida melhor para todos os metalúrgicos, para o povo de Canoas, Esteio, Sapucaia, Nova Santa Rita, entre outras cidades da Região Metropolitana e do Estado. “Mas também contribuiu para um Brasil Melhor quando teve coragem e ousadia de liderar a mobilização para eleger na presidência da República Lula da Silva e, mais recentemente, a nossa companheira de luta e resistência Dilma Rousseff”, afirmou.
Flavião, também falando pela FTM/CUT, afirmou que os 51 anos do sindicato é uma vitória de todo o Brasil. "Para nós, sindicalistas e dirigentes, termos vários metalúrgicos como lideranças, demonstra que somos uma categoria forte e de luta, e que ajudou a escrever a história do PT e do Brasil" disse.
Projetos para beneficiar trabalhadores e sindicatos
Durante a sessão so presidente da Câmara, Marco Maia destacou sua disposição de colocar em votação projetos de lei que beneficiam os trabalhadores e que fortalecem os sindicatos. O deputado defendeu o aperfeiçoamento legislativo para adaptar os sindicatos a um modelo global de desenvolvimento, em que há tendência crescente à desregulamentação do trabalho. Segundo ele, dentro desse contexto, cabe aos sindicatos proteger os trabalhadores, para que essa desregulamentação não ocorra sem ética.
Atualmente, um grupo de trabalho da Câmara busca consenso em relação a temas polêmicos que interessam à classe trabalhadora e aos empresários, como a redução da carga horária de trabalho, o fim do fator previdenciário e as terceirizações. Ainda não há data prevista para a votação desses temas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do STIMMMEC