Trabalhadores Pressionam Pela Redução Da Jornada Para 40 Horas

Daiani Cerezer
Trabalhadores Pressionam Pela Redução Da Jornada Para 40 Horas
Os metalúrgicos se uniram a várias categorias nesta terça-feira em uma mobilização nacional pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

O Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações, promovido pela CUT, teve como objetivo pressionar os deputados da Câmara Federal e o seu presidente, Michel Temer, para que incluam na pauta de votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95) que prevê a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários e o aumento da hora extra de 50% para 75%.

A redução da jornada para 40 horas semanais é um dos eixos centrais da Campanha Salarial 2010.

Os trabalhadores metalúrgicos estão unidos para que esta conquista seja uma vitória já nas negociações que estão ocorrendo com os patrões.


Ato no aeroporto Salgado Filho

Em razão do mau tempo, os metalúrgicos da região metropolitana suspenderam a atividade de paralisação no início do primeiro turno de trabalho nas fábricas e ficaram mobilizados no aeroporto Salgado Filho, desde às 6h da manhã, unidos a centenas de trabalhadores.

O aeroporto foi escolhido por ser um lugar estratégico para pressionar os deputados gaúchos e dialogar com diversos setores da sociedade.

Os deputados federais Fernando Marroni (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Onyx Lorenzoni (DEM) e Renato Molling (PP), entre outros, além de prefeitos de várias cidades gaúchas passaram pelo saguão do aeroporto nesta manhã.

Foi promovido no local, por volta das 9h, um ato público onde representantes de diversas categorias de trabalhadores e de inúmeros sindicatos expressaram o apoio a essa luta do movimento sindical.

De acordo com o presidente da Federação, Milton Viário, esse é um bom momento para a votação da PEC. “Diversos deputados que passaram por aqui se mostraram a favor da redução e a sociedade está bastante receptiva”, avaliou.


Ijuí manteve programação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ijúi realizou no início desta manhã a paralisação de 40 minutos, na entrada do primeiro turno das atividades da empresa Imasa.

Mesmo com o tempo fechado, a participação dos trabalhadores foi efetiva e marcou o dia de mobilização.




Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS com informações da CUT/RS



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS com

Pesquisar

FTMRS