Nelsinho é eleito deputado estadual

Sindicato dos Metalurgicos de Canoas
Nelsinho é eleito deputado estadual

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Nelson Luiz da Silva (Nelsinho) conquistou 37.483 votos dos gaúchos e foi eleito deputado estadual na eleição de 3 de outubro. Nelsinho será um dos 14 deputados que, a partir de 2011, vão formar a maior bancada do PT na Assembléia Legislativa do RS, dando sustentação política ao governador Tarso Genro, eleito no 1° turno com 54,35% dos votos válidos. 

Nelson Luiz da Silva tem 50 anos, é casado e pai de três filhos. Nasceu em Esteio e vive em Canoas, onde foi eleito vereador de Canoas por duas vezes (2004 e 2008). Desde 1999 é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita.

SENADOR PAULO PAIM

Com 3.895.697 votos, o senador Paulo Paim (PT) garante sua presença pelos próximos oito anos no Senado. Candidato à reeleição, ele fez 494.548 mais votos que a segunda colocada, a jornalista Ana Amélia Lemos (PP).

No retorno ao Senado, Paim tem três metas audaciosas já para o primeiro ano: acabar com o voto secreto no Congresso Nacional, garantir o fim do fator previdenciário e implantar o Fundo Nacional de Ensino Profissionalizante (Fundep). Entre as demais metas do senador Paim ainda está a consolidação das leis sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o Bolsa Família. Também dará seguimento à defesa de causas sociais e de questões relativas aos trabalhadores e aposentados – temáticas que tanto caracterizaram sua trajetória.

Paulo Paim é oriundo do movimento sindical em Caxias do Sul e Canoas, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1986, participou da elaboração da nova Constituição brasileira. Depois, conquistou outros três mandatos na Câmara Federal (1990, 1994 e 1998). Em 2002, recebeu 2,1 milhões de votos para senador.

DEPUTADO FEDERAL MARCO MAIA

Com 122.134 votos (51 mil votos a mais que 2006), o deputado federal Marco Maia também garante a sua presença na Câmara Federal para os próximos quatro anos. Na Câmara, seu trabalho continuará focado em quatro áreas: Políticas Públicas, Trabalho, Transporte e Agricultura Familiar. Vai lutar pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, a valorização do salário mínimo, o fim do Fator Previdenciário e por aposentadoria digna para a classe trabalhadora.

Nascido em Canoas em 1965, é filiado ao PT desde 1986. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002. Metalúrgico, foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, secretário de Política Sindical da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Durante o governo de Olívio Dutra, foi secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (2001/2002). No primeiro mandato de Lula, presidiu a Trensurb. Na Câmara Federal, foi terceiro vice-presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e integrou a Comissão Especial dos Combustíveis. Durante os três últimos anos figura no rol dos "100 Cabeças do Congresso", segundo o Diap. É o atual vice-presidente do Congresso Nacional. Caso Dilma seja eleita como a primeira presidente mulher do Brasil, vai ser diplomada pelas mãos de Marco Maia, pois o atual presidente - o deputado Michel Temer - também será eleito e terá de renunciar ao cargo.

 

 


Fonte: Geraldo Muzykant - Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas

Pesquisar

FTMRS