Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Senai e Prefeitura oferecem curso de aperfeiçoamento para mecânicos

Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Senai e Prefeitura oferecem curso de aperfeiçoamento para mecânicos

Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo está desde fevereiro, em parceria com Senai e a Prefeitura, o  oferecendo um curso de mecânica básica de veículos com ênfase em motores para 14 alunos. Além das noções básicas de mecânica, ao longo das 95 horas aula os estudantes também recebem noções de segurança no trabalho e qualidade do serviço prestado. De acordo com o presidente do Sindicato, Ailton Araújo, esta é uma área carente de mão-de-obra qualificada. “Tem bastante campo para esses profissionais, pois temos muitas concessionárias de veículos que acabam dando assistência para toda a região”, explica.

Segundo o agente de relações com o mercado do Senai, Leonir Mário Zignani, a instituição oferece instrumentos para que os alunos tenham condições de realizar o curso: “Temos instrutores e toda parte didática direcionada aos cursos. Desenvolvemos um material específico, então existe toda uma estrutura para esses alunos”.

Conforme o instrutor Eniomar do Amaral Leso, a maioria dos alunos já atua na área de mecânica e está buscando se aperfeiçoar.  É o caso de Diego Serrão Leão, que trabalha em uma oficina há cinco anos. “Trabalho faz tempo com isso, mas queria aprender mais nessa área de retífica, então o curso está sendo muito importante para eu poder me qualificar”, afirma..

Na semana passada, os alunos estiveram em uma retífica para ter uma noção de que como é esse trabalho e receberam orientações do chefe de retífica, João Garcia. “É muito importante ter cursos que dêem uma maior qualificação para os profissionais, pois essa é uma área em que o conhecimento tem passado muito de pai para filho e acaba havendo uma carência de um conhecimento mais específico”, comenta.

Para um dos proprietários da retifica, Antoninho Zanella, os cursos nessa área são de extrema importância. “Antes a maioria dos cursos eram direcionados à indústria e a mecânica estava ficando de lado", comenta.


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo

Pesquisar

FTMRS