Metalúrgicos de Passo Fundo e Ifsul se reúnem para organizar cursos

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo e do Instituto Federal de Educação de Passo Fundo (Ifsul) estiveram reunidos, no dia 11 de dezembro, para organizar cursos adequados às demandas e expectativas da classe trabalhadora metalúrgica da região, uma das deliberações da plenária da regional Planalto da FTMRS.

O objetivo é promover cursos que contemplem um currículo que una a educação propedêutica com a educação profissional, uma demanda antiga da classe trabalhadora de diferentes categorias. A partir dessa demanda, o governo federal colocou à disposição dos institutos federais recursos que possibilitam a implementação de tais cursos.

Entre os encaminhamentos acertados, ficou definido que o sindicato e o instituto atuarão de forma conjunta, junto às bases das categorias, para divulgar o Ifsul como uma alternativa importante para os trabalhadores. Além disto, ficou acertado que o instituto participará com recursos humanos e estrutura física do curso de qualificação de 30 dirigentes organizado pelo sindicato.

Estiveram presentes na reunião o diretor geral do campus Ifsul, Alexandre Pitol Boeira,; o diretor de ensino, Gustavo da Costa Borowski; a coordenadora do Pronatec, Sabrina Elicker Hegemann; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Ailton Araújo; o professor da rede estadual Israel Kujava e a assessora do Instituto Integrar Soloá Citolin.
       
Confira os principais pontos do acordo:

1.   O Ifsul irá construir um pequeno texto/documento abordando as possibilidades de cursos da instituição e os diferentes recursos disponibilizados para os educandos tais como passagem e auxílio alimentação.

2.   O Ifsul participará, com o presidente do sindicato, de visitas a fábricas, com o documento acima referido – didaticamente explicativo sobre as possibilidades diferenciadas de cursos (já existentes na instituição ou outros novos) que viabilizem a expectativa da categoria.

3.   O sindicato chamará o Ifsul, nas formações de dirigentes, para que o mesmo possa trazer explicações/explanações sobre sua instituição e possibilidades de parcerias para concretização de cursos para a categoria.

4.   O sindicato abrirá suas portas, se necessário for, para fazer a matricula inicial daqueles que pretendem frequentar os cursos.

5.   O Ifsul abrirá suas portas para que o grupo de dirigentes que farão a formação visitarem o espaço físico do Instituto.

Pesquisar

FTMRS