Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim elege nova direção
Foi eleita nessa quarta-feira, dia 12 de dezembro, a nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, que assume no di1 10 de março de 2013 e terá um mandato de quatro anos. A participação dos funcionários das indústrias metal mecânicas de Erechim foi expressiva no pleito e a chapa 1 – única concorrente – foi eleita com 94% de aceitação.
De acordo com o presidente eleito, Fábio Adamczuk, um dos principais desafios agora é em relação à saúde dos trabalhadores, já que é significativo o número de afastamento por doença e acidentes de trabalho na região. “Temos que combater esse mal e cobrar das empresas melhores condições de trabalho”, afirmou. Outra preocupação levantada pelo presidente é quanto à situação da mulher na indústria. Ele destacou que o número de mulheres no setor metalúrgico vem aumentando, gradativamente, e são necessárias lutas especificas destinadas a elas. “A maioria das mulheres realizam as mesmas atividades profissionais que os homens e produzem o mesmo produto, então porque recebem menos? Sem contar que em muitas empresas as mulheres realizam as piores tarefas.”
Segundo Fábio, o Sindicato vai continuar com trabalhos ligados à CUT, à CNM/CUT e à FTMRS, bem como com as demais entidades sindicais, sociais e populares. Ele acredita que ações em conjunto fortalecem a classe trabalhadora. “Queremos agradecer aos trabalhadores e trabalhadoras que confiaram na nossa chapa e avalizaram essa nova direção. Estamos cientes dos desafios que temos pela frente, e nos próximos anos queremos estar junto com os trabalhadores construindo muitas conquistas. Para isso, vamos intensificar a organização e as lutas sindicais no chão de fábrica.”
A nova diretoria é formada pelo presidente Fábio Adamczuk e vice-presidente Selmar Baú; secretário geral, Leandro Bisol; 1º e 2º secretários Sidnei Sygel e Paulo Kichel e 1º e 2º tesoureiros, Sandra Weishaupt e Romaci do Amaral. Os suplentes da executiva são Rogério Verza, Volnei Servo, Silvana Noara, Rogério Paula Rodrigues, Elton Nunes, Edson Bublitz e Rogerio Luis Koch. O Conselho Fiscal é formado por Eliseu Pedro Silva Lima, Valdecir Frare e Débora Terra de Campos Hennig. Os suplentes do Conselho Fiscal são Sergio Luis Waskievic, Vilmar Lombardi, Jairo do Amaral. Os membros junto a Federação são Celso Capelo e Marino Vani.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim