Porto Alegre: Eleita, Chapa Única recebe 97,53% dos votos válidos
Depois de quatro dias de votações, os trabalhadores e trabalhadoras da base metalúrgica de Porto Alegre confirmaram na noite da última sexta-feira, 19 de outubro, a vitória da Chapa Única. As eleições foram realizadas entre os dias 16 e 19 de outubro, e surpreenderam pela grande participação dos associados.
A apuração dos votos iniciou às 20 horas, logo após o fechamento de todas as 27 urnas fixas e itinerantes, e encerrou por volta das 22 horas, quando a Comissão Eleitoral divulgou os resultados que indicaram um elevado índice de aceitação da chapa da direção por parte da categoria.
Renovada em 17,5% e formada por 40 componentes, entre os quais o presidente reeleito Lirio Segalla, a Chapa Única CUTista recebeu 5.720 dos 5.865 votos válidos (97,53% do total), consagrando-se como direção-eleita para o mandato 2013/2016. A eleição ainda teve 131 votos em branco (2,23% do total) e apenas 14 votos nulos (0,24% do total).
“Como se tratava de uma eleição facultativa, com a participação de apenas uma chapa e sem a necessidade de quórum mínimo, a participação de 61,41% dos associados e associadas aptos a votar e os resultados obtidos pela nossa chapa mostram mais uma vez que estamos no caminho certo e que temos um bom prestígio perante a categoria, que aprova o trabalho feito até agora pelos dirigentes sindicais cutistas”, avaliou o presidente reeleito Lirio Segalla.
Nos últimos anos, o sindicato vem conquistando bons acordos coletivos, proteção aos benefícios e direitos trabalhistas, proteção à saúde, transparência e aplicação correta do dinheiro das contribuições, presença constante nas portas e no chão das fábricas, apoio às iniciativas de geração de trabalho e renda e de inclusão social aos trabalhadores desempregados e sem qualificação profissional, políticas voltadas às mulheres, jovens, aposentados e portadores de necessidades especiais, investimentos no patrimônio e nas estruturas voltadas ao bem-estar da categoria, entre outros motivos que fazem com que a direção mantenha credibilidade e respeito perante os associados.
AGRADECIMENTOS
Os dirigentes do sindicato, especialmente os que compuseram a chapa vitoriosa da diretoria, agradecem o apoio de dezenas de militantes metalúrgicos cutistas que, sem custo algum para a entidade, se deslocaram de suas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, do interior do RS e de outros Estados, para contribuir com o trabalho de coleta de votos, fiscalização, entre outras tarefas importantes da campanha eleitoral, coordenadas pela Comissão Eleitoral. Agradecem também a todos os(as) companheiros(as) que interromperam seus afazeres e votaram na chapa concorrente, especialmente os aposentados e afastados que votaram na urna da sede.
Diretoria Executiva:
Lírio Segalla - Presidente
Marcos Muller - Vice Presidente
Rafael Moretto - Secretário Geral
Lenira Campos - 1ª Secretária
Alfredo Gonçalves - Tesoureiro
Alceu Siqueira - 1º Tesoureiro
Rudinei Fernandes - Diretor de Formação
Antônio Medeiros - Diretor de Comunicação
Marcelo Jurandir - Diretor de Saúde do Trabalhador
Rogério Cidade - Diretor de Cultura e Lazer
Suplentes da Diretoria Executiva:
Flávio Cortes
Edgar Fernandes
Cícero Mahlmann
João Massena
Elisandro Marques
Adão de Lima
Gil Costa
Silvio Almeida
Conselho Fiscal:
André Luis de Freitas
Airton Lemos
Paulo Renato de Oliveira
Suplentes do Conselho Fiscal:
Larri Alves
Valdemir Ferreira
Paulo da Silva
Direção Geral:
Arlete Febbe
Job de Oliveira
Aldair Meregalli
João Carlos Moraes
Eduardo César da Silva
Luis Gustavo Antunes
Adriano Felippetto
José Messa
Serafim Dorneles
Odilo Pereira
Claudiomar Brasil
Gildo da Silva
Clovis da Silva
Arisoli Farias
Eliane da Silva
Hugo Barbosa
Fonte: Sindicato dos Matelúrgicos de Porto Alegre