Metalúrgicos de Erechim realizam plenária sobre Previdência Social

O Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim reuniu trabalhadores do setor e representantes de outros sindicatos para uma plenária sobre Previdência Social no dia 19 de outubro, com a presença do gerente da agência da Previdência Social de Erechim, Adauto Reveileau. O objetivo da reunião era buscar esclarecimentos sobre os casos mais comuns envolvendo os benefícios da Previdência.   Diante dos questionamentos dos participantes, o encontro se estendeu por mais de duas horas. O vice-presidente do Sindicato, Selmar Baú, disse que isso se deve à grande quantidade de dúvidas dos trabalhadores. “Todos os dias, atendemos trabalhadores que buscam informações sobre como se faz o encaminhamento da aposentadoria, por onde se começa a encaminhar, que documentos são necessários. A procura por orientações no Sindicato é muito grande.”   O Fator Previdenciário é outro tema que confunde o trabalhador. “É um assunto complexo e o trabalhador se sente inseguro, com medo de perder direitos”, alegou Baú.
Durante a plenária, foram discutida também a possibilidade de recurso nas decisões e da aposentadoria ser concedida com menos tempo de contribuição, quando o trabalhador tem adicional de insalubridade. Segundo Baú, estes são os temas mais frequentes relacionados à
aposentadoria.   Existe, também, muita curiosidade em relação aos demais benefícios, como auxílio em caso de doença ou acidente de trabalho. “Quando conseguimos reunir as pessoas que tem interesses comuns a respeito de um determinado assunto, se torna mais produtivo”, avaliou Baú.
O gerente da agência da Previdência Social, Adauto Reveileau, disse que embora a Legislação Previdenciária seja mais permanente, existem novas formas de arrecadar e mudanças nas alíquotas. “A legislação é complexa e é importante a população ter consciência dos seus direitos e deveres e não perder benefícios”, disse, ressaltando que existe muita desinformação e muita intermediação cercando as questões previdenciárias. “É um dos temas que mais tem desinformação e informações deturpadas. Outro detalhe é que constantemente novas pessoas vão entrando no mercado de trabalho e se torna constante a necessidade de repassar informações.”


Fonte: Marli Bertotti / Erechim

Pesquisar

FTMRS