Seminário Estadual das Metalúrgicas do Rio Grande do Sul termina com ações para o plano de luta
Nos dias 23 e 24 de março, foi realizado o “Seminário Estadual das Metalúrgicas do Rio Grande do Sul” na colônia de férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, na praia de Mariluz. O encontro, organizado pelo Coletivo de Mulheres da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, contou com a presença de 30 metalúrgicas, entre dirigentes sindicais e trabalhadoras do chão de fábrica, de todo o Estado.
De acordo com a dirigente sindical Olinda, o objetivo do seminário foi o de verificar as demandas e promover um debate de importantes questões para as mulheres metalúrgicas como a licença maternidade, o auxílio creche e a campanha salarial. “Nossa preocupação foi de fazer um trabalho de reflexão e de estabelecimento de diretrizes concretas durante estes dois dias de evento para que seja refletido diretamente no chão de fábrica”, ressaltou.
O evento surgiu da necessidade de discutir a situação das trabalhadoras dentro das fábricas e de garantir ações que promovam o fortalecimento da luta em âmbito sindical e perante a sociedade de um modo geral.
Entre os painelistas do primeiro dia de encontro estavam o presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, a secretária das Mulheres da CNM/CUT, Marli Melo do Nascimento, a secretária de Desenvolvimento Social de Canoas, Maria Eunice Dias Wolf, a advogada Andrea Saretto e a psicóloga Juraci Padilha.
O segundo dia de atividades foi direcionado para o planejamento de ações do Coletivo de Mulheres da FTMRS, com a distribuição de funções para o corrente ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS