Refeitório Já! Campanha do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim
A Campanha que começou no inicio de 2011 depois que um levantamento do Sindicato apontou que os metalúrgicos ficavam até 2h por dia dentro dos ônibus no deslocamento de casa para o trabalho. “Começamos a campanha preocupados com o desgaste físico e o pouco tempo que os trabalhadores tinham para almoçar”, lembra o presidente do Sindicato, Valdecir Frare. Na época, a experiência de duas empresas do ramo metalúrgico que já tinham refeitório mostrava que era possível reduzir o intervalo para o almoço e dispensar os trabalhadores mais cedo sem prejuízo à produção e à produtividade. Na Menno, os metalúrgicos trabalham até sexta ao meio dia e na Cercena, o expediente termina às 17h 13 minutos.
Em setembro, a Intecnial que tem aproximadamente 2,3 mil trabalhadores anunciou a implantação do restaurante na empresa. Operado por uma das maiores redes de alimentos do mundo, a francesa Sodexo, o restaurante tem capacidade para servir até mil refeições por turno. Com isso, o expediente para os trabalhadores termina as 17h18 minutos. “É menos tempo no ônibus diminuindo de quatro para duas viagens por dia o deslocamento de casa para o trabalho e trabalhadores menos expostos aos riscos do trânsito”, salienta o vice- presidente do Sindicato, Selmar Bau.
No final do ano passado, foi a vez da Comil anunciar a implantação do refeitório. A Comil é uma das maiores empresas do Distrito Industrial, trabalha em três turnos e emprega mais de 2.800 funcionários, que trabalham com uma produção média de 20 ônibus/dia. O restaurante funciona fora da empresa, em convênio com a Express. Depois do anuncio da estrutura a empresa anunciou remanejamento de horários, podendo os trabalhadores chegarem mais cedo em casa. Para Frare, os refeitórios nas duas empresas representam uma vitória da luta dos trabalhadores. “Conseguimos montar uma estrutura com dirigentes sindicais dentro das fábricas, que fazem a ponte entre os trabalhadores e a entidade, e nos permite estar sintonizados com as dificuldades e as expectativas dos metalúrgicos, propondo soluções, no entanto a campanha continua agora o objetivo é fazer com que a Triel HT, outra grande empresa metalúrgica disponibilize o beneficio”, salientou.
Restaurante Popular deve resolver o problema dos trabalhadores das pequenas empresas
As empresas pequenas que estão instaladas no Distrito Industrial de Erechim que compreendem várias categorias, não possuem condições de forma isolada de oferecer este beneficio aos trabalhadores. Com isso, o Sindicato vem trabalhando em parceria com o vereador Jaime Basso para que no local seja instalado um Restaurante Popular a fim de atender esses trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim