Porto Alegre: Trabalhadores da Fallgatter aprovam PLR
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre promoveu dia 1° de junho uma assembleia junto ao portão principal da Fallgatter para falar do andamento da campanha salarial e votar o acordo de PLR previamente negociado com a empresa.
Num primeiro momento, o presidente-eleito da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, fez um breve relato das campanhas salariais no Estado e falou da importância dos trabalhadores atenderem o apelo do sindicato e permanecer do lado de fora. Este tipo de mobilização assusta os patrões e dá um respaldo maior para a entidade nas mesas de negociação.
Em seguida, o presidente do sindicato Lirio Segalla, também falou da importância e do poder de mobilização dos trabalhadores quando eles, unidos, lutam junto com o sindicato, com as Cipas e com as comissões de fábrica. Lembrou que, na mesma data, à noite, aconteceria a posse do primeiro comitê sindical da base de Cachoeirinha, recentemente eleito pelos trabalhadores da Ecoplan. Falou que, embora o sindicato já tivesse participado de tres rodadas de negociação, pouco se avançou na negociação salarial. Lembrou que, neste ano, somente as cláusulas salariais da Convenção Coletiva estão em discussão, pois as demias cláusulas foram, no ano passado, acordadas com validade para dois anos.
Por fim, o diretor Clóvis da Silva, lembrou que a relação entre os trabalhadores e algumas chefias da Fallgatter estavam muito complicadas devido à pressão que elas fazem pra cima da companheirada. "Eles tem de entender que acabou o tempo da chibata", disse ele em alusao ao período de escravatura de nosso país. Também disse que os trabalhadores não podem se deixar levar e votar em chefes ou quem fica bajulando a empresa na eleição da Cipa. Por fim, colocou em votação a proposta de PLR afirmando que, embora não fosse o ideal, contém avanços e negociação para que os futuros acordos sejam melhores. O acordo foi aprovado por maioria simples e os trabalhadores podem receber o benefício caso até 31 de dezembro atinjam as metas estebelecidades nele.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Stimepa