Metalúrgicos protestam em frente ao portão principal na DHB
Os funcionários da DHB, realizaram na manhã de hoje, 7 de Agosto, uma assembleia junto ao portão principal da empresa para protestar contra os boatos que vem se espalhando pela fábrica. Segundo os trabalhadores, alguns representantes da empresa estão reunindo setores inteiros para falar que a DHB já fechou um acordo com o Sindicato referente à implantação de novos horários de trabalho.
A Direção do Sindicato esclareceu aos companheiros que não existe acordo algum referente aos novos horários que a empresa supostamente estaria propondo, a DHB chegou a entrar em contato com o Sindicato algumas vezes para tratar do assunto, mas nada foi oficializado, pois a empresa nunca apresentou uma proposta formal para que a direção do Sindicato e os trabalhadores pudessem analisar e decidir se é ou não do interesse dos funcionários essa troca de horários.
Os companheiros ainda suspeitam de uma possível manipulação de listas para trabalhar em feriados que estaria sempre favorecendo a empresa. A orientação passada pelo sindicato a companheirada é que mais nenhuma lista seja assinada, os trabalhadores devem exigir a extinção das listas, adotando o uso de votação secreta para que estas escalas sejam aprovadas ou não.
O diretor de saúde do trabalhador, Alfredo Gonçalves, falou sobre denúncias de que trabalhadores com restrições médicas estariam sendo pressionados pelas chefias a continuar em sua função mesmo tendo recomendações de que não estariam em condições para desempenhar suas atividades.
Os companheiros mostraram estar mobilizados e unidos para garantir que estas políticas patronais de descaso com a classe trabalhadora não serão mais toleradas. A direção do Sindicato vai acompanhar todas as denúncias de perto, garantindo que nada será feito "por debaixo dos panos" e que o trabalhador seja sempre respeitado.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre