Metalúrgicos Do Rs Participam De Mobilização Nacional Pela Redução Da Jornada De Trabalho
Os trabalhadores metalúrgicos estarão participando do Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), nesta terça-feira, 18 de maio.A mobilização nacional tem como objetivo pressionar os deputados da Câmara Federal para que incluam a PEC da redução da jornada para 40 horas semanais na pauta de votação.
Os metalúrgicos farão 40 minutos de paralisação, atrasando o primeiro turno de trabalho, em 12 empresas da região Metropolitana, Sul e Missões.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 231/95) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários e aumenta o adicional de hora extra de 50% do valor normal para 75%, tramita no Congresso Nacional há 15 anos.
A redução da jornada de trabalho também é uma das pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2010. Os metalúrgicos estão unidos para que esta importante conquista ocorra ainda este ano não apenas para a categoria mas para todos os trabalhadores brasileiros.
As cidades em que haverá atraso nos turnos de entrada nas indústrias metalúrgicas são: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Horizontina, São Leopoldo, Ijuí e Pelotas.
Em caso de chuva a mobilização ocorrerá no saguão do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS