Horizontina: Sindicato fecha plano de cargos e salários com a John Deere
No mês de dezembro do ano passado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina fechou com os representantes da empresa John Deere o novo plano de cargos e salários da categoria.
O programa tem como premissa “TRABALHO IGUAL X SALÁRIO IGUAL”. São 363 trabalhadores atingidos pelo projeto, que receberão em média 26% de aumento nos salários.
Em janeiro, 72 funcionários passaram de Operador 1 para 2. Em fevereiro, 146 passarão de Operador 2 para 3, e no mês de março, 73 passarão de Operador 3 para 4. Em abril, 72 trabalhadores estarão mudando da função de Operador 3 para 4.
De acordo com a direção do Sindicato, esta conquista só foi possível porque a categoria participou da pesquisa realizada no mês de julho sobre tempo de empresa e nível salarial.
Além desta grande vitória, os trabalhadores da base de Horizontina obtiveram outras importantes conquistas em 2013:
- Acordo sobre horas extras: Limitado há no máximo dois dias com uma hora a mais cada dia e dois sábados por mês de seis horas cada, com adicional de 80% sobre a hora normal. A lei prevê 50% e não tem limites de dias.
- Acordo de participação de resultados (APR): Trabalhadores receberam 6,5 salários a mais em média no ano, sendo considerado, o melhor acordo do Estado.
- Desconto no auxílio transporte: Para quem usa o transporte para ir trabalhar na empresa John Deere, o desconto no salário passou de 6% para 3%.
- TAC de Assédio Moral: Foi firmado um Termo com a empresa John Deere e o Ministério Público do Trabalho, onde todas as denúncias de assédio moral vão ser investigadas com a participação do Sindicato. Procedendo as mesmas, a empresa terá que tomar medida disciplinar.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina