Venâncio Aires: Trabalhadores da Metalúrgica Muller conseguem pagamento do 13° salário
No final da tarde de ontem (22), após uma grande mobilização, os mais de 130 trabalhadores da Metalúrgica Muller conseguiram receber o 13° salário que não havia sido pago pela empresa.
Na sexta-feira (19), em reunião com o Sindicato, a empresa afirmou não ter dinheiro para pagar os trabalhadores e que a previsão de acerto das verbas salariais era para dia 5 de janeiro de 2015.
Indignados, os funcionários pararam a fábrica na manhã desta segunda-feira, não permitindo a entrada ou saída de caminhões. O ato fez com que os patrões procurassem o Sindicato para negociar. A entidade entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que acompanhasse a situação.
A proposta inicial da empresa era de pagar 50% do devido aos trabalhadores. Como não foi aceita pelo Sindicato, os representantes patronais ofereceram como contraproposta pagar parte dos trabalhadores integralmente e outra parte não. A categoria rejeitou este absurdo.
Ao perceber que os metalúrgicos estavam unidos e que não iriam liberar a fábrica até receber o que lhes era devido, os patrões decidiram, no final do dia, pagar integralmente todos os trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Venâncio Aires, Aldolfo da Rosa, informou que a empresa foi denunciada ao MPT e está em andamento um processo para investigar o ocorrido. Além disso, há indícios de que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores também não está sendo recolhido.