Empossado Comitê Sindical da Ecoplan, de Cachoeirinha
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na sexta, 1° de junho, a solenidade de posse do Comitê Sindical de Empresa (CSE) dos trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan, de Cachoeirinha, formado pelos companheiros Adão Lacerda Dorneles, Flávio Cortês do Nascimento e José Alci Silveira Nunes.
A solenidade foi realizada às 18 horas, na subsede do sindicato na cidade e contou com a presença do presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, do presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, do procurador do Trabalho em Porto Alegre/RS e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical - CONALIS, Dr. Rogério Fleischmann e o assessor jurídico do sindicato, Dr. Leônidas Colla, do escritório Woida, Forbrig, Magnago & Advogados Associados. Também estiveram presentes os recém empossados membros do CSE da Oderich, de Eldorado do Sul, e trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan, inclusive os representantes da empresa.
Antes de dar posse aos três companheiros que foram eleitos membros do CSE, o presidente do Sindicato Lirio Segalla declarou que, embora o processo de construção dos comitês tenha começado anos atrás, se sentia feliz por ter sido a sua gestão a responsável por aprovar em congresso a mudança estatutária que hoje possibilita a criação dos comitês. "Queremos implantar CSEs em todas as fábricas de nossa base metalúrgica. Se não for por meio do diálogo e do acordo, vamos criar esses comitês na base da pressão", disse.
Na ocasião, foi lembrado o fato de que o CSE é uma evolução das antigas comissões de fábrica e seus componentes tem como principal atribuição agilizar a tomada de decisões e a solução de problemas internos, evitando que os ânimos dos trabalhadores se acirrem à espera de uma negociação demorada entre a empresa e o sindicato, que, muitas vezes, não possui gente suficiente e disponível, com amplo acesso às fábricas, para resolver questões que uma simples conversa entre patrões e empregados é capaz de solucionar.
Para o procurador Rogério Fleischmann, os comitês representam a comunicação direta entre os trabalhadores e as chefias, atuando no âmbito da empresa onde há o primeiro conflito.
José Alci Silveira Nunes falou em nome do CSE - Ecoplan. Para ele, o comitê vai trabalhar para atender e contemplar as expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan. "Mesmo com a criação do comitê, nosso entendimento é de que a luta tem de ser coletiva, inclusive com a participação do sindicato", disse.
Em nome da CUT-RS, o recém empossado presidente da entidade, Claudir Nespolo, falou da importância da organização dos trabalhadores nos locais de trabalho e disse que a central vai se empenhar para repercutir e promover em outras categorias esse importante protagonismo dos metalúrgicos, inclusive tentando convencer os setores refratários da sociedade - a classe patronal, principalmente - sobre a importância dos comitês para todos, inclusive para as empresas.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre