Dia 21 de abril. Orgulho em ser metalúrgico!

 

É com orgulho que celebramos mais um 21 de abril, data em que se comemora o Dia do Trabalhador Metalúrgico e que coincide, historicamente, com grandes marcos da história brasileira.

Em 21 de abril de 1792, o revolucionário Tiradentes líder do movimento da Inconfidência Mineira (que pretendia transformar o Brasil numa república independente) foi enforcado por ousar lutar contra a exploração de Portugal. É nesta data também, em 1985, que morre o ex-presidente Tancredo Neves, um símbolo para todos nós da retomada do processo democrático no país.

Os metalúrgicos brasileiros são uma categoria famosa por sua capacidade de organização para lutar por direitos. Foi a partir de movimentos liderados pelo nosso setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.

A tradição sindicalista, inseparável da imagem do metalúrgico brasileiro, começa na década de 30, quando nasceu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Mais do que colaborar com a economia, os metalúrgicos escreveram história. Além de promoverem greves trabalhistas emblemáticas pela defesa de direitos dos trabalhadores, ajudamos a criar o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), participamos da campanha no processo da constituinte de 1986 a 1988, e no “impeachment” de Fernando Collor de Mello, travando uma grande luta pela democracia.

O metalúrgico em qualquer canto do país é um trabalhador de muita garra, que, derrama seu suor pelo Brasil e que não se intimida em lutar por um futuro melhor para todos! Parabéns companheiros e companheiras pelo nosso dia!

 

 

 

Pesquisar

FTMRS