1º De Maio: Metalúrgicos Fazem Vigília Pela Redução Da Jornada De Trabalho Para 40 Horas Semanais

CUT/RS
1º De Maio: Metalúrgicos Fazem Vigília Pela Redução Da Jornada De Trabalho Para 40 Horas Semanais
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS e seus sindicatos filiados participam, a partir desta quarta-feira, da vigília pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, coordenada pela Central Única dos Trabalhadores do RS.
A vigília acontece em Porto Alegre, com duração de 40 horas, em frente às três principais entidades empresariais no Estado - Fiergs, Federasul e Fecomércio, com início às 18h, do dia 28 de abril, e término às 10h, do dia 30 de abril.
A categoria metalúrgica estará representada por 40 trabalhadores que se reunirão em frente a Fiergs, e lá ficarão concentrados com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da redução da jornada de trabalho como forma de geração de empregos, e para a garantia de uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.
No final da vigília, sexta-feira, 30 de abril, os metalúrgicos farão um ato de lançamento da Campanha Salarial 2010.

Por que reduzir a jornada de trabalho?

A realidade no mundo do trabalho brasileiro é bastante diversa. De um lado milhões de trabalhadores sofrem com o desemprego, de outro um número cada vez maior de cidadãos trabalha submetido ao cumprimento de excessivas horas extras. Os dois opostos saem perdendo, muitas vezes sofrendo de sérios problemas de saúde, como por exemplo, estresse, depressão, Ler/Dort. Além do ponto de vista social e da própria dignidade.
Nos últimos 20 anos a produtividade no Brasil cresceu 84%. O salário e o seu peso no custo total da produção é um dos mais baixos do mundo. No mesmo período, a massa salarial sofreu uma redução de 37%.
Formação de novos postos de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores e suas famílias é o que a redução da jornada para 40 horas semanais vai trazer para o país e seus cidadãos.


Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS

Pesquisar

FTMRS