Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6378-tenho-certeza-que-povo-argentino-vai-recuperar-democracia-diz-sergio-nobre&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Tenho certeza que o povo argentino vai recuperar a democracia, diz Sergio Nobre - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

25.01.24   |   Internacional

Tenho certeza que o povo argentino vai recuperar a democracia, diz Sergio Nobre

LEANDRO GOMES / CUT - DF

http://ftmrs.org.br/images/202401251115180.jpg

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Argentina fizeram uma grande demonstração de força e unidade ao saírem às ruas, nesta quarta-feira (24), em apoio à primeira greve geral do país contra as medidas políticas e econômicas do presidente de extrema direita, Javier Milei.

A greve de 12 horas, que atinge o transporte, bancos e serviços públicos, entre outros, recebeu o apoio da CUT e outras centrais sindicais aqui no Brasil. Pela manhã houve um ato em frente à embaixada Argentina, em Brasília, com a presença do presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, e do presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, e demais dirigentes das centrais sindicais.

Eles entregaram uma carta das centrais brasileiras pedindo diálogo do governo com os sindicatos locais e a revogação do DNU e da Lei Omnibus. Ambos retiram direitos dos trabalhadores e aumentam a desigualdade social na Argentina.

O presidente da CUT, Sergio Nobre, em seu discurso, disse que o apoio dos brasileiros é uma reciprocidade ao apoio que os argentinos deram a nós, durante os quatro anos que passamos sob um governo também de extrema direita.

“A nossa solidariedade é porque nós vivemos, no desgoverno de Bolsonaro, quatro anos de ataques às instituições, à democracia, em especial ao movimento sindical e ao movimento popular. Nós passamos por isso e, é por conta disso que o povo argentino hoje está lutando porque eles estão vivendo aquilo que a gente viveu há quatro anos atrás. Aqui no Brasil nós resistimos, lutamos e vencemos”.

O presidente da CUT fez questão de expressar diversas vezes a solidariedade do povo argentino aos brasileiros quando o presidente Lula esteve preso injustamente, em Curitiba.

“A gente não vai esquecer do dia da vitória do Fernández [Alberto, ex-presidente da Argentina], erguendo o braço e chamando Lula livre, quando o presidente Lula era preso político em Curitiba. Nós não vamos esquecer a luta dos trabalhadores argentinos, criando o comitê Lula livre na Argentina, fundamental para provar a inocência do presidente e hoje ele poder governar o nosso país”, disse.

Para o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, as manifestações contra o governo de Javier Milei e em apoio aos trabalhadores argentinos aqui e em outras partes do mundo são de suma importância, pois a luta da classe trabalhadora é internacional, assim como o capitalismo, que tem por objetivo subjugar os povos. “Nós temos solidariedade e estaremos juntos contra todo tipo de autoritarismo”, explicou Rodrigo, que também elogiou a greve do país vizinho.

As medidas impopulares de Milei

A política econômica adotada por Milei e o Projeto do Executivo chamado "Lei Ómnibus", pode ser apreciado pelo Congresso do país a qualquer momento.

Caso seja aprovado, o PL “Ómnibus”, com mais de 300 medidas neoliberais, pode conceder uma série de poderes exorbitantes ao atual presidente, como a repressão aos movimentos sociais e às mobilizações e protestos, estipulando penas de prisão que chegam a seis anos no caso de descumprimento.


Fonte: CUT Nacional com informações da CUT-DF

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize