Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6344-na-alemanha-cnmcut-participa-eleicao-maior-sindicato-metalurgico-do-mundo&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Na Alemanha, CNM/CUT participa de eleição de maior sindicato metalúrgico do mundo - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

12.12.23   |   Internacional

Na Alemanha, CNM/CUT participa de eleição de maior sindicato metalúrgico do mundo

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202312121537490.jpg

No final de outubro, o sindicato metalúrgico alemão IG Metall, o maior do mundo na categoria com mais de 2,2 milhões de filiados, promoveu sua eleição e, pela primeira vez, elegeu uma mulher para comandá-lo: Christiane Benner foi eleita com 96,4% dos votos. O secretário de relações internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcellos, esteve no congresso que elegeu Benner como a nova presidenta do sindicato e participou também de diversas atividades estreitando o laço entre metalúrgicos brasileiros e alemães.

Segundo o dirigente, a eleição de Benner é significativa pois do total de filiados do sindicato apenas 20% são mulheres e a presença feminina no comando da entidade é um sinal da busca de reduzir a desigualdade na categoria.

“O congresso do IG Metall, pelo tamanho do sindicato na Alemanha e na Europa, ganha a importância de um evento geopolítico, tanto que o primeiro ministro alemão, Olaf Scholz participou das atividades. A nova presidenta, Christiane Banner, fez um discurso muito firme e corajoso, falando de questões cruciais para a classe trabalhadora alemã, como a imigração, aposentadoria, os conselhos de fábrica e a organização no local de trabalho”, contou Maicon.

O sindicalista também falou que um dos principais assuntos do congresso foi o combate à extrema direita, que, como em vários cantos do mundo, também ressurgiu com força nos últimos anos na Alemanha. “Houve um recado muito forte contra qualquer forma de racismo, preconceito e xenofobia”.

Outras agendas

Após o congresso do IG Metall, Maicon participou de reuniões com integrantes do grupo Kobra (Kooperation Brasilien), rede formada por mais de 80 membros, entre grupos de solidariedade ao Brasil, instituições de apoio e pessoas físicas de países de língua alemã. Foram discutidos assuntos relacionados à conjuntura política do Brasil, na Alemanha, como fortalecer uma política integrada de comunicação entre estes grupos e ações conjuntas através de redes sindicais de trabalhadoras e trabalhadores.

O dirigente da CNM/CUT também se encontrou com membros da a Fundação Hans Bockler, onde esteve em um debate sobre o uso da inteligência artificial no local de trabalho. “Temos a intenção de trazer a Hans Bockler para debater o assunto no Brasil, pois a Alemanha está avançada neste tema e isso será o futuro da Indústria 4.0”. Por fim, Maicon visitou uma das fábricas da Mercedes-Benz, onde conversou sobre a fabricação de ônibus elétricos com membros da comissão de fábrica e trabalhadores e visitou as linhas de montagens.

“É importante reforçar os laços de solidariedade entre brasileiros e alemães, pois temos várias empresas transnacionais alemãs em nosso país. Um dos debates mais importantes neste sentido é sobre a lei de devida diligência - uma legislação que promete, também, fiscalizar as relações entre trabalhadores e empresas em toda cadeia de suprimentos ligadas à empresas alemãs - e que enxergamos como uma ferramenta muito importante na regulação das relações de trabalho aqui no Brasil, sendo um debate que a CNM/CUT acompanha há alguns anos”, destacou o sindicalista.

Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize