Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6354-nove-em-cada-dez-brasileiros-repudiam-ataques-golpistas-8-janeiro&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Nove em cada dez brasileiros repudiam ataques golpistas de 8 de janeiro - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

08.01.24   |   Geral

Nove em cada dez brasileiros repudiam ataques golpistas de 8 de janeiro

Joédson Alves/Agência Brasil

http://ftmrs.org.br/images/202401081111210.jpg

Nove em cada dez brasileiros repudiam os ataques à democracia promovidos por bolsonaristas no dia 8 de janeiro do ano passado. O dado é de pesquisa de opinião realizada pela empresa Quaest e divulgada neste domingo (7). De acordo com a apuração, as invasões aos prédios dos Três Poderes na capital federal são reprovadas majoritariamente em todas as regiões do país, por pessoas de diferentes níveis de escolaridade e renda familiar. Somente 6% dos entrevistados se colocaram favoráveis à agressão institucional e 4% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023 e foram feitas 2.012 entrevistas presenciais com questionários estruturados junto a brasileiros com 16 anos ou mais, em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A informação é da Agência Brasil.

Ato pela democracia
O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, convocou entidades filiadas a participar de atos pela democracia marcados para segunda-feira (8). Movimentos por todo o país vão realizar manifestações para marcar um ano dos ataques golpistas. Sérgio participará no Congresso Nacional, a partir das 15h. Várias atividades serão realizadas durante o dia (confira a programação). “Jamais podemos esquecer o que acontece num país sem democracia, sem instituições fortes”, afirma o presidente da central.

Pesquisa
Os resultados da pesquisa revelam a reprovação por 94% dos que declararam voto em Lula no segundo turno das eleições em 2022 e por 85% de quem declarou voto em Bolsonaro; por 87% dos entrevistados no Sul (menor percentual) e 91% no Nordeste (maior percentual). A rejeição é de 88% dos entrevistados com até o ensino fundamental, 90% daqueles com ensino médio (incompleto ou completo) e 91% dos que têm ensino superior (incompleto ou completo). Também desaprovam os atos 89% de quem tem renda familiar até cinco salários mínimos e 91% dos que vivem com renda de mais de cinco salários mínimos.

Quando questionados se Bolsonaro teve algum tipo de influência no 8 de janeiro, 47% dos entrevistados afirmaram que sim e 43% acreditam que não. Dez por cento não souberam ou não quiseram responder.

Resistência democrática
Todos os dados apresentados acima são próximos dos percentuais encontrados para a versão da pesquisa da Quaest realizada em fevereiro do ano passado. “A rejeição mostra a resistência da democracia brasileira. Diante de tanta polarização, é de se celebrar que o país não tenha caído na armadilha da politização da violência institucional”, aponta em nota à imprensa Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Na opinião dele, diferentemente do que ocorreu nos Estados Unidos – que sofreu com a invasão ao prédio do Congresso (Capitólio) em 6 de janeiro de 2001 – no Brasil as opiniões a respeito dos atos de vandalismo sofrem pouca influência das escolhas das legendas políticas. “É imperativo que esse debate não seja contaminado por cores partidárias, porque trata-se de um problema do Estado brasileiro. É a defesa das regras, da Constituição e da própria democracia que está em jogo neste caso.”

Fonte: Rede Brasil Atual

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize