Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6253-ministro-previdencia-anuncia-mais-acoes-para-reduzir-fila-do-inss-herdada-bolsonaro&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Ministro da Previdência anuncia mais ações para reduzir fila do INSS herdada de Bolsonaro - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

25.09.23   |   Geral

Ministro da Previdência anuncia mais ações para reduzir fila do INSS herdada de Bolsonaro

MARCELLO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

http://ftmrs.org.br/images/202309251046110.jpg

O governo federal autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a nomear mais 250 candidatos aprovados no concurso público para técnico do seguro social realizado no ano passado. O grupo irá se somar aos cerca de 1 mil candidatos aprovados e já convocados no meio do ano. As novas nomeações fazem parte de um conjunto de ações estruturantes que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem realizando para tentar zerar a fila do INSS.

Na quarta-feira (20), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a meta de reduzir até o final do ano o “problema da fila herdado” de governos passados. “O nosso esforço é que, até o fim de dezembro, consigamos enquadrar esses pedidos no prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias. Coloco isso como o maior desafio da minha vida”. A declaração foi dada durante audiência pública na Câmara dos Deputados, onde Lupi listou “ações estruturantes” para agilizar a concessão de benefícios assistenciais e previdenciários.

O número de pedidos parados, até 28 de agosto, conforme o Portal da Transparência, estava em 1,691 milhão. O total representa uma queda de 5,7% em relação a junho, mas ainda assim é considerado alto. De acordo com o ministro, houve um recorde de solicitação no mês passado, com mais de 1 milhão de pedidos. Entre as apostas do ministro está a informatização dos processos, análise documental sem passar por perícia por meio do serviço Atestmed, que cruza dados com outras instituições federais; e o lançamento do Programa PREVMóvel, que prevê atendimento itinerante.

Papel social
Desde julho, o governo federal também passou a pagar um bônus de produtividade aos servidores para reduzir a fila do INSS. Com o programa, segundo o ministro, pelo menos 200 mil pessoas saíram da fila. Durante a audiência, ontem, Lupi destacou que a Previdência tem papel estratégico no país. Mais de 38 milhões de brasileiros são atendidos ao custo mensal de R$ 50 bilhões. E 60% dos municípios, acrescentou, são sustentados pelo dinheiro da Previdência.

“Não se pode tratar desse grande programa social apenas com o número matemático de superavitário ou deficitário”, observou Carlos Lupi.

Fonte: Rede Brasil Atual

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize