Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6177-incentivo-para-compra-eletrodomesticos-e-importante-desde-que-contrapartidas&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Incentivo para compra de eletrodomésticos é importante, desde que com contrapartidas - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

19.07.23   |   Geral

Incentivo para compra de eletrodomésticos é importante, desde que com contrapartidas

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202307191116210.jpg

Na semana passada, o presidente Lula sugeriu a recriação do programa de incentivos para compra de eletrodomésticos, medida que ele adotou durante seu segundo mandato, em 2009. Após a fala de Lula, uma entidade ligada aos fabricantes destes produtos divulgou que fará uma proposta nesse intuito em 40 dias para entregar ao governo, tentando incluir o financiamento para compra dos produtos dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Sindicalistas também se posicionaram a favor, mas reivindicam contrapartidas.

Apesar das intenções públicas do presidente da República e dos fabricantes de eletrodomésticos, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até o momento o presidente Lula não encomendou ao ministério um programa neste sentido.

Enquanto o governo e os empresários especulam sobre a medida, os trabalhadores estão atentos para que não sejam colocados de lado na discussão, principalmente no que se refere a direitos e empregos.

A secretária de políticas sociais da CNM/CUT, Kelly Galhardo, que também é uma das coordenadoras do setor eletroeletrônico da entidade, recorda que em 2009, quando a medida foi aplicada no segundo governo Lula, as empresas tiveram muito lucro com o aumento nas vendas de lavadoras, geladeiras e outros produtos, porém não houve contrapartida relevante para os trabalhadores.

“É importante ter esse alerta sobre a falta de contrapartidas aos trabalhadores, de preservação e aumento de postos de trabalho, de manutenção e aumento de direitos”, enfatiza a dirigente.

O presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP), Erick Pereira da Silva, destaca que é preciso exigir um mínimo de produção de conteúdo local neste tipo de medida, o que garantiria a ampliação de postos de trabalho dentro do setor. “Reeditar essa medida é uma excelente ideia e pode valorizar a cadeia produtiva local”, afirma o sindicalista.

Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize