Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6045-metalurgicos-debatem-setor-do-aco-agenda-conjunta-para-reindustrializacao&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Metalúrgicos debatem com setor do aço agenda conjunta para a reindustrialização - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

12.04.23   |   Indústria

Metalúrgicos debatem com setor do aço agenda conjunta para a reindustrialização

Divulgação CNM/CUT

http://ftmrs.org.br/images/202304121453280.jpg

Dirigentes da CNM/CUT, da IndustriALL Brasil, e do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal-ES) foram ao Rio de Janeiro para encontro com dirigentes do Instituto Aço Brasil, entidade que representa as empresas brasileiras produtoras de aço. O encontro, que aconteceu na semana passada, serviu para estreitar laços entre os trabalhadores e a indústria de base siderúrgica, uma das mais importantes na cadeia produtiva metalúrgica.

Segundo o secretário-geral da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, a entidade propôs ao Instituto do Aço uma pauta conjunta de desenvolvimento da indústria brasileira, priorizando o conteúdo local.

“Entendemos a importância do aço como base na construção da infraestrutura de toda a indústria, como no uso nas habitações, construção civil, no setor automotivo, bens de capital, naval, mobilidade, enfim, o aço é uma indústria que precisa estar interligada num projeto nacional que vise melhorar a vida das pessoas, trazendo mais emprego, renda e trabalho decente”, afirma Loricardo.

O presidente da IndustriALL Brasil, Aroaldo de Oliveira, que também esteve na reunião, destaca a ideia da formação de um grupo de trabalho para organizar o debate entre trabalhadores e empresários visando o reaquecimento da indústria nacional.

“Debatemos vários pontos importantes, como o preço do aço e sua influência em toda a cadeia produtiva da indústria, a reforma tributária e a questão do gás, que é uma alternativa energética usada na produção de aço, e investimentos em infraestrutura”, enumera o dirigente.

Mão de obra qualificada

Também presente ao encontro, o membro da executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo, Fábio Piontkwski, lembrou da importância de voltar a investir na expansão do transporte ferroviário no Brasil, pauta que faz parte dos interesses da indústria do aço e da metalurgia.

“Todos concordam que é preciso recuperar e expandir nossa malha ferroviária. O que poucos sabem é que, atualmente, nossa capacidade de produção de trilhos, essencial para a implantação, é zero. Hoje, a construção de ferrovias é exportação de empregos. Precisamos reverter isso, melhorar as condições nacionais de competição e formar mão de obra qualificada”, destaca o sindicalista.

Indústria 10+

Para o assessor sindical e ex-dirigente da IndustriALL Global, Fernando Lopes, é necessário ter um projeto de infraestrutura pensado a longo prazo e sustentável para que a indústria do aço se envolva de forma ativa na reindustrialização do país e produza itens que o Brasil necessita.

“Apresentamos aos empresários o plano Indústria 10+, que desenha a indústria brasileira para o futuro, o que despertou o interesse deles e abriu as portas para mais conversas. Foi um encontro muito positivo”, finaliza o assessor.

Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize