RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

17.06.08   |   Campanha Salarial 2008

Mais De Seis Mil Metalúrgicos Param Oito Fábricas Em Canoas

Geraldo Muzykant

http://ftmrs.org.br/images/noticias_img_48.jpg
Por unanimidade foi rejeitada nesta madrugada a proposta patronal de 7.4% de reajuste salarial para os metalúrgicos de Canoas. Em função desta proposta e do aviso de “final de negociação” dos patrões, os trabalhadores pararam as atividades em torno de uma horar nas pegadas (horários de entrada) das 6, 7 e 7h30min. A proposta dos metalúrgicos prevê 12% de reajuste salarial, referente à composição do INPC do período, mais o índice de crescimento da indústria gaúcha em 2007 (superior a 6%). No entanto, a comissão de negociação reduziu o pedido de 12% para 10,29% (INPC + o índice oferecido pelos próprios patrões para o piso da categoria A próxima assembléia está prevista para quinta-feira, dia 19, às 18h30min. As empresas que pararam pela manhã foram: Agco, Areva, Edlo, Madef, Maxiforja, MWM International, Siverst e ZiemannLiess. À tarde, o sindicato também promoveu atrasos nas entradas dos turnos da Areva, Agco e Siemens/Iriel.
Os trabalhadores querem mais do que somente a discussão sobre o percentual de reajuste, comentou o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Milton Viário. “Estamos apresentando em todas as mesas de negociação do Estado, o índice de 12%, mas também outros temas importantes, como redução da jornada de trabalho; piso de R$ 664,00 igual a 1.6 do salário mínimo; democracia nos locais de trabalho, possibilitando a atividade sindical sem perseguição ou impedimentos; a saúde do trabalhador que passa tanto por modificações no ritmo de trabalho, quanto pelo registro de acidentes de trabalho entre outros fatores”, ressalta.
A Campanha Salarial 2008 também luta por uma data base única, discutida em nível nacional. Ao mesmo tempo, os metalúrgicos estão engajados na disputa pela extinção do Fator Previdenciário (reduz o valor final da aposentadoria), que já foi aprovado no Senado e agora depende de mobilização ampla para obter aprovação definitiva.
Também está na pauta a ratificação da convenção 158 da OIT, que determina o fim da demissão imotivada, que não garante a estabilidade no emprego, mas certamente inibe as dispensas não justificadas ou sob falsas alegações, segundo afirmou o Especialista da OIT no Brasil, Ericson Crivelli. A ratificação da 158 está tramitando no Congresso Nacional, encaminhada pelo governo federal no início deste ano, após pressão sofrida em 2007 com a Marcha de Brasília, onde trabalhadores de todos os cantos colocaram na pauta as convenções 158 e 151 (direcionada para os servidores públicos).

Mobilização

Com a discussão destes e outros pontos nas mesas de negociação, os metalúrgicos do Rio Grande do Sul estão mostrando que estão buscando mais do que o reajuste salarial: a melhoria da qualidade de vida. Por isso as mobilizações no Estado prosseguem em tempo indeterminado. As paradas nas portas de fábricas deverão acontecer no ritmo da campanha.
Valorização do Trabalho. É disso que o Brasil precisa.


Fonte: Inara Claro

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize