RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

09.06.08   |   Geral

I Seminário De Tecnologias Para Desenvolvimento De Energias Renováveis


I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Uma proposta nova de revitalizar tecnologias existentes
11/junho – AMRIGS – Porto Alegre/RS





Uma equipe da UFRGS formada por mestrandos e doutorandos em Engenharia de Materiais, de Controle e Automação e Elétrica está organizando o I Seminário de Tecnologias para Desenvolvimento de Energias Renováveis, que acontece nesta quarta-feira, dia 11 de junho, na sala 21 da AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5311), das 8 às 18h30min. O objetivo do GDER – Grupo de Desenvolvimento em Energias Renováveis e do LdTM – Laboratório de Transformação Mecânica, ambos da UFRGS é proporcionar a profissionais da área, empresas e estudantes um momento de troca de informações sobre novas tecnologias que possibilitem renovação de equipamentos existentes, seja do ponto de vista de rendimento físico ou financeiro/comercial, mas que tragam uma nova eficácia para o coletivo da sociedade.
Neste sentido, lembram os organizadores que a utilização de energias renováveis em nível mundial vem crescendo muito ao longo dos últimos anos. A palavra de ordem hoje, é produção sustentável com todos os cuidados ambientais necessários. Isto é fundamental, uma vez que os combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural são limitados e, quando queimados geram gases poluentes.
O GDER da UFRGS estão empenhados no desenvolvimento de equipamentos que atendam a estas demandas, destaque para: Produção de Aerogeradores de pequeno porte; Fabricação de Pastilhas de Freio; Desenvolvimento de Materiais Magnéticos utilizados na construção de núcleos de motores; Implementação de Sistema de Aquisição de Dados e Monitoramento Remoto.
No caso dos Aerogeradores de pequeno porte, esta iniciativa é de grande importância, porque os aerogeradores são fundamentais no fornecimento de energia elétrica em locais afastados e que não possuem ligação através de rede. É necessário, portanto, o desenvolvimento de máquinas mais compactas e robustas que apresentem a menor manutenção possível, maximizando a vida útil dos seus componentes e adaptando os sistemas com maior eficiência em sua operação, incluindo o monitoramento remoto a longas distancias.
Quanto à fabricação das Pastilhas de Freio o grupo trabalhou no desenvolvimento de pastilhas de freio mais eficientes e compatíveis com altas temperaturas, que utilizam materiais metálicos, tais como Cobre, Estanho, Sulfeto de Molibdênio, Ferro e Chumbo e, não metálicos Sílica e Grafite. As grandes vantagens destas novas pastilhas semi-metálicas em relação à metálica, são a utilização de equipamentos de menor capacidade; não há necessidade de usar atmosfera controlada; baixo custo de produção; menor temperatura de trabalho e menor custo de mão de obra.
No que diz respeito ao desenvolvimento de Materiais Magnéticos utilizados na construção de núcleos de motores, foram trabalhadas ligas sintetizadas a partir de pós de Ferro, Níquel, Cobalto, entre outros e, ligas resinadas a partir de pó de Ferro combinado com resina.
E, no caso da implementação de Sistema de Aquisição de Dados e Monitoramento Remoto, o desenvolvimento foi de integração de Sensores e, de Software para Monitoramento.


PALESTRANTES

O Seminário de Tecnologias para Desenvolvimento de Energias Renováveis contará com duas palestras pela manhã, seguidas de debate e duas à tarde, seguidas de apresentação dos equipamentos e debate. A abertura será realizada pelo coordenador do GDER , Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer e as palestras da manhã estão a cargo do Eng. Egomar Locatelli e do Prof. Dr. Eng. Moisés de Mattos Dias, que falarão sobre Projeto e Características Desejáveis para Materiais Destinados à Fabricação de Motores e/ou Geradores Elétricos. À tarde, palestram o Dr. Eng. Arão de Matos Dias que falará sobre Aplicação do Processo de Metalurgia do Pó na Indústria e, o Prof. Dr. Ing Klaus-Dieter Lietzmann com o tema Energias Renováveis.


Currículos

Prof. Dr.-Ing. Lírio Schaeffer - Engenheiro Mecânico pela UFRGS (1971), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS (1976) e Doutorado em Conformação Mecânica pela Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen (1982). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Metalurgia, Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica , com ênfase em Processos de Fabricação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Forjamento, Forjamento Progressivo, Titânio.

Eng. Egomar Locatelli - Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969) e especialização em Engenharia da Produção pela Universidade de Caxias do Sul (1982). Atualmente é Professor Auxiliar Padrão III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência.

Prof. Dr. Eng. Moisés de Mattos Dias - Engenheiro Eletricista pela UFRGS (1991), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto de Química / UFRGS (1996) e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS (1999). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Pó, atuando principalmente nos seguintes temas: Equipamentos Eletrônicos, Instrumentação, Metalurgia do Pó, Materiais Magnéticos e Núcleos Magnéticos Sinterizados.

Dr. Eng. Arão de Matos Dias - Engenheiro Mecânico pela UFRGS (1983), Mestrado em Engenharia Metalúrgia pela UFRGS (1988) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica UFRGS (1993). Atualmente é Professor do Centro Universitário Feevale. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Transformação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conformação Plástica, Forjamento de Sinterizados, Metais Porosos.

Prof. Dr. –Ing. Klaus-Dieter Lietzmann - Graduação em Engenharia pela Technische Universität Freiberg (1963), doutorado em Metalurgia de Pólvora pela Moscow State University (1975) e doutorado em Engenharia em Metalurgia pela Technische Universität Freiberg (1968). Atualmente é Diretor Técnico da Energieanlagenbau Gmbh, Diretor da Energia Projetos e Investimentos Ltda e Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


O Que: Seminário de Tecnologias para Desenvolvimento de Energias Renováveis
Quando:11/06/2008
Onde: AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311 – Partenon/Porto Alegre/RS
Horário: 8h às 18h30min
Contato: GDER – Fone: 3308.7040
Assessoria de Comunicação: Plena Consultoria & Comunicação
Fones: 51 3028.0050/ 9739.1070 (Inara) / 9739.1871 (Ana)
plena@portoweb.com.br
Federação dos Metalúrgicos RS: Presidente – Milton Viário – (51) 9971.1586

Site evento: www.ufrgs.br/gder/seteder.htm

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize