RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

07.02.09   |   Crise Financeira Internacional

América Latina Pode Perder 4 Milhões De Empregos Este Ano, Diz Onu

A pobreza crescerá entre 10% e 15% na América Latina em 2009, causando a perda de 4 milhões de empregos se não houver uma resposta contundente à crise econômica, afirmou hoje Rebeca Grynspan, diretora para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A região precisa urgentemente de injeção de dinheiro público para evitar que se percam os avanços sociais conseguidos nos últimos anos, disse ela à imprensa.

— Minha preocupação é de que, ao contrário dos governos maiores, as economias pequenas e médias não têm como bancar um choque desta magnitude —, assinalou Rebeca.

Ela chamou de insuficientes os empréstimos adicionais estendidos pelo Banco Mundial e outros organismos internacionais, e pediu um aumento dos recursos para a região. Se não houver uma resposta mais enérgica, as consequências serão muito graves. Ela explicou que as previsões "otimistas" apontam que a região crescerá este ano apenas "em torno de 1%".

— Isso causará uma perda de 4milhões de empregos, e um crescimento dos trabalhos informais e mal remunerados, que colocarão 7 milhões de trabalhadores em situação precária — afirmou.

Além disso, a porcentagem de pobres passará de 35% da população para um patamar entre 38% e 40%, o que significa uma volta à taxa de 2005. A diretora do Pnud para a região também chamou a atenção para a vulnerabilidade com a crise mundial de crédito das empresas brasileiras e mexicanas que se financiam nos mercados internacionais.


Fonte: Clicrbs

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize