RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

06.02.09   |   Crise Financeira Internacional

Vitória No Trt: Jonh Deere Vai Negociar 502 Demissões

DS

http://ftmrs.org.br/images/noticias_img_437.jpg
A audiência de conciliação entre metalúrgicos e direção da Jonh Deere ocorrida ontem, 5, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Porto Alegre, terminou depois de cinco horas de negociação com uma vitória dos trabalhadores. A empresa (a que mais demitiu no estado desde o início da crise econômica, em outubro) vai ter que negociar com as direções do sindicato de Horizontina e da Federação dos Metalúrgicos as 502 demissões feitas de forma sumária no final de janeiro. Em razão disso, as homologações destas demissões foram suspensas, sendo o aviso prévio transformado em licença remunerada.

As duas partes começam a se reunir na próxima quarta-feira, 11, em Horizontina, e têm até dia 2 de março (data que se encerra o período de aviso prévio) para encontrarem alternativas às demissões. “Achamos perfeitamente viável chegarmos a uma solução para mantermos estes empregos, como temos feito com outras empresas. Nós, trabalhadores, estamos fazendo a nossa parte, abrindo mão temporariamente de alguns direitos. Agora está na hora das empresas fazerem a sua parte que, neste momento, é o de assumir de fato sua responsabilidade social”, concordam o presidente do Sindicato de Horizontina, Alcindo Kempfer, e o presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, argumentando que as empresas têm margem financeira, já que vêm de um longo período de crescimento e grandes lucros.

O argumento do presidente do TRT, João Ghisleni Filho, que conduziu a audiência, foi simples e eficiente: demissão coletiva deve necessariamente ser negociada com a categoria. Caso não houvesse acordo, o juiz, por conta disso, poderia determinar a imediata reintegração dos funcionários, a exemplo de um despacho do TRT de São Paulo, em dezembro, para caso semelhante ao da Jonh Deere. A empresa, que tem sede em Horizontina, já demitiu 782 funcionários de outubro a janeiro, sendo responsável por grande parte das 3.313 demissões de metalúrgicos registradas no mesmo período em todo estado.

Os sindicatos locais e a Federação estão atuando em negociações com nove empresas em sete municípios gaúchos, o que deve garantir a manutenção de 7.300 empregos. Ao mesmo tempo, a categoria está promovendo atos públicos preparatórios ao Dia Nacional em Defesa do Emprego, marcado para o próximo dia 11 pela CUT nacional. A intenção da Central é de que sejam realizados atos simultâneos em todo país por trabalhadores de diversas categorias.


Fonte: Dica Sitoni - FTMRS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize