RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

05.02.09   |   Geral

Deputado Federal Adão Pretto Será Enterrado Hoje No Jardim Da Paz

Morreu às 7h42min desta quinta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o deputado federal Adão Pretto (PT). O parlamentar, de 63 anos, estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do estabelecimento. Pretto foi internado no dia 15 para tratamento de uma crise de pancreatite.

Na noite de terça-feira, depois de os médicos diagnosticarem uma necrose no pâncreas, ele foi submetido a uma cirurgia. Na quarta-feira, o seu quadro de saúde se agravou.

Porta-voz dos pequenos agricultores e dos sem-terra no parlamento desde 1987, quando tomou posse para o primeiro mandato de deputado estadual pelo PT, Pretto era um dos principais defensores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Congresso e um de seus fundadores no RS. Ele estava no sexto mandato na Câmara dos Deputados.

Agricultor por profissão, Pretto nasceu em Coronel Bicaco (RS) em 18 de dezembro de 1945. Ele começou sua trajetória política no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e na Pastoral Rural da Igreja Católica. Em 1985, participou na ocupação da Fazenda Annoni, entre Carazinho e Sarandi (RS).

Em 1990, ao terminar seu mandato na Assembleia Legislativa gaúcha, elegeu-se deputado federal. O último projeto de lei do deputado foi apresentado em outubro do ano passado. A proposta acaba com o pagamento de indenização compensatória nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária.

O velório do parlamentar será realizado no Salão Julio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A sessão legislativa de hoje foi cancelada. O sepultamento ainda não havia sido marcado.


Fonte: Clicrbs

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize