RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

28.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Indústria De Bens De Capital Tem Maior Corte De Funcionários Em 10 Anos

A indústria de bens de capital registrou, de novembro para dezembro, a maior queda no número de empregados dos últimos 10 anos. Somente em um mês, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Bens de Capital (Abimaq), 5,1 mil trabalhadores do setor foram dispensados.

O número representa 2,1% dos quase 247 mil empregados que as indústrias de máquinas tinham em novembro. Um corte como este não era feito desde dezembro de 1998. Ainda de acordo com a Abimaq, nos últimos dois meses do ano, a quantidade de demitidos chegou a 7,4 mil.

Na avaliação do diretor da Abimaq, a falta de crédito está no centro das dificuldades enfrentadas pelas empresas.

— Sem capital de giro, a empresa não tem como produzir e não tem como pagar o funcionário — disse Carlos Pastoriza, afirmando que a escassez de crédito causada pela crise é uma das maiores causas das demissões.

Pastoriza disse também que a tendência de dispensas ainda pode durar algum tempo. Segundo ele, boa parte das indústrias de bens de capital ainda tem encomendas a entregar nos próximos meses e, por isso, precisa dos funcionários. Porém, se novas encomendas não forem feitas, mais demissões serão inevitáveis.


Fonte: Agência Brasil

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize