RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

21.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Copom Faz Primeira Reunião Do Ano

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2009 começa nesta terça-feira (20) cercada de expectativa, principalmente porque todos os indicadores de mercado apontam para a retomada do processo de redução da taxa básica de juros (Selic), que está em 13,75% ao ano.

Indicativo nesse sentido veio da própria ata da última reunião do Comitê, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2008. Uma provável redução da taxa ganhou força à medida que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) começou a perder fôlego e fechou o mês de dezembro abaixo das expectativas do mercado e continuou em baixa na primeira quinzena de janeiro.

Além do controle da inflação, a perspectiva de redução da taxa básica de juros foi reforçada pela deterioração da atividade econômica, que culminou na perda de 655 mil postos de trabalho no mês passado, de acordo com a economista-chefe do Banco Fibra, Maristella Ansanelli. Segundo ela, a redução da Selic é condição básica para que o setor produtivo retome investimentos e gere empregos.

Pesquisa feita pelo BC com analistas financeiros, para sentir as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia, aponta para expectativa média de redução de 0,50 ponto percentual, de acordo com o boletim Focus divulgado ontem (19). As cinco instituições com maior número de acertos em seus prognósticos falam em queda de 0,75 ponto percentual.

O resultado de encontro, no entanto, será conhecido apenas amanhã (21) à noite, quando terminar a segunda parte da reunião, que começa sempre depois das 15h. Hoje, serão apresentadas exposições dos chefes de departamento do banco sobre perspectivas nos diferentes segmentos da economia, no Brasil e no exterior.


Fonte: Agência Brasil

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize