RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

14.09.15   |   Política Nacional

Audiência pública na Assembleia Legislativa discute Operação Zelotes

A Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público da Assembleia Legislativa do RS promove, nesta segunda-feira, 14, audiência pública sobre a Operação Zelotes, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) da Receita Federal. A mesma será realizada a partir das 15h no Plenarinho da ALERGS.

Na oportunidade, serão detalhados dados das investigações pelo deputado Paulo Pimenta, que é Sub-relator da Subcomissão Permanente para Acompanhamento das Operações da Polícia Federal alusivas ao Sistema Tributário Nacional, da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal.

Para a deputada Stela Farias, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público da AL, qualquer suspeita de sonegação de impostos merece atenção de parlamentares. “Faz parte das nossas obrigações constitucionais fiscalizar as ações do poder público. São os impostos que garantem a prestação de serviços públicos por parte do Estado, em todas as suas esferas.”

O prejuízo aos cofres públicos apurado pela Polícia Federal na Operação Zelotes está em torno de R$ 5,7 bilhões. O montante do prejuízo, em todos os processos investigados, chega a R$ 19 bilhões – o que corresponde ao dobro do valor envolvido, por exemplo, na Operação Lava Jato. Das 70 empresas investigadas, pelo menos três são gaúchas e a PF já começou a realizar diligências em municípios gaúchos. Portanto, “é nossa obrigação tornar público os detalhes dessa investigação”, acredita a parlamentar.

Operação

A Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal, em março deste ano, e investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no Brasil. As averiguações tem como foco a atuação de quadrilhas que revertiam ou anulavam multas junto ao Carf.

Segundo o Ministério Público Federal, seis empresas devem ser denunciadas neste mês de setembro por crime de sonegação de impostos e corrupção no Carf. Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria do Ministério da Fazenda e da Receita Federal realizaram, na última semana, busca e apreensão de documentos no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Distrito Federal.

 

Por: AL-RS

 

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize