Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6356-lula-nao-ha-perdao-para-quem-atenta-contra-democracia&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Lula: Não há perdão para quem atenta contra a democracia - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

09.01.24   |   Política Nacional

Lula: Não há perdão para quem atenta contra a democracia

RICARDO STUCKERT

http://ftmrs.org.br/images/202401091044490.jpg

Um ano após a invasão e depredação dos Três Poderes em Brasília (DF), o Congresso Nacional recebeu o ato “Democracia Inabalável” nesta segunda-feira (8). Promovida pelo governo federal, a solenidade reuniu 500 convidados e autoridades com o objetivo de manter viva a memória da resistência das instituições à tentativa de golpe promovida por militantes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo”. Em discurso de encerramento do evento, Lula afirmou que todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023, serão exemplarmente punidos.

Para o presidente, o perdão “soaria como impunidade”. E a impunidade, como “salvo-conduto” para novos atos terroristas no país.

“Salvamos a democracia. Mas a democracia nunca está pronta. Precisa ser construída e cuidada, todo santo dia. A democracia é imperfeita, porque somos humanos e, portanto, imperfeitos. Mas temos, todos e todas, o dever de unir esforços para aperfeiçoa-la todo santo dia”, afirmou.

Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, disse Lula, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte, objetos históricos teriam sido roubados e destruídos. “A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada, e a democracia teria sido destruída. A essa altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social”.

No início do discurso, Lula saudou a todos os brasileiros “que se colocaram acima das divergências para dizer um eloquente não ao fascismo”.

Também fez uma saudação especial àqueles que, no dia 9 de janeiro, caminharam de braços dados do Planalto até à Suprema Corte, em sinal de união contra a ameaça golpista, em meio ao cenário de destruição deixado pela horda bolsonarista no dia anterior.

“Nunca uma caminhada tão curta teve tanto significado na história do nosso país. A coragem de parlamentares, governadores e governadoras, ministros e ministras da Suprema Corte, ministros e ministras de Estado, militares legalistas e, sobretudo, da maioria do povo brasileiro garantiu que nós estivéssemos aqui hoje, celebrando a vitória da democracia sobre o autoritarismo.

A reação unitária dos poderes diante da ameaça golpista salvou a democracia, disse o presidente. “Mas a democracia nunca está pronta. A democracia é imperfeita, porque somos humanos e, portanto, imperfeitos. Mas temos, todos e todas, o dever de unir esforços para aperfeiçoá-la todo santo dia”.

A tentativa de golpe

Em 8 de janeiro de 2023, cerca de 4 mil golpistas que estavam acampados em frente ao quartel-general do Exército migraram rumo à Praça dos Três Poderes, em Brasília, para vandalizar as dependências do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Escritórios e salas foram destruídos, assim como obras de artes e móveis históricos. O rastro de destruição deixou prejuízo próximo dos R$ 21 milhões aos cofres públicos, 2.151 pessoas presas, 44 policiais feridos e 40 golpistas feridos.

Após o episódio, duas Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foram abertas no Congresso, houve uma intervenção federal no governo do Distrito Federal e o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de janeiro a março, e uma série de operações da Polícia Federal para investigar mentores, financiadores e articuladores da ação, sob supervisão do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: CUT Nacional com informações da Rede Brasil Atual

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize