RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

20.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Marcopolo Reforça Licença Coletiva

A montadora de ônibus Marcopolo, que concedeu férias coletivas de 20 dias aos seus mais de 6 mil funcionários, de 22 de dezembro a 11 de janeiro, renovou a licença. Serão mais 20 dias, desde ontem, para cerca de 1 mil trabalhadores da unidade de Ana Rech.
De acordo com Milton Susin, diretor de administração, a medida não é antecipação de férias, mas concessão para quem tem o direito adquirido. "Com esta medida ajustamos os níveis de produção de janeiro e fevereiro aos pedidos de carteira." Ele recordou que, excetuando-se 2008, nos demais exercícios medidas similares também foram adotadas.
Susin observa que a empresa adotará todos os mecanismos possíveis, como eliminação de horas extras e concessão de férias, antes de partir para novas alternativas, como a flexibilização da jornada de trabalho, garantida na convenção coletiva, o que criaria um banco de horas para uso futuro. "Tudo será feito para evitar demissões. Só não sabemos quando é que a situação do mercado retomará a normalidade."
O diretor administrativo também confirmou que a unidade de Portugal não produzirá ônibus até o dia 25 de janeiro, num processo de adequação da produção às vendas. Deixarão de ser produzidos cinco veículos. A fábrica portuguesa responde por menos de um por cento dos volumes globais da companhia estimados em 24 mil ônibus para este ano.
Já a diretoria executiva da Randon reúne-se hoje para avaliar e decidir-se sobre o encaminhamento de pedido para flexibilização da jornada de trabalho. A possibilidade foi admitida na semana passada pelo diretor corporativo e de relações com investidores, Astor Schmitt. Se optar pela medida, a diretoria levará a proposta ao sindicato, que a colocará em votação em assembleia dos trabalhadores no decorrer da semana.


Fonte: JC

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize