RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

20.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Metalúrgicos Reagem Contra Demissões Na Serra

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul programou para 30 de janeiro mobilização em defesa do emprego e contra as demissões. Desde esta segunda-feira, dirigentes da entidade promovem assembleias de conscientização e mobilização nas fábricas.
O presidente Assis Mello adianta que a ideia é de convocar não apenas os trabalhadores das indústrias metalúrgicas, mas toda a sociedade. "A defesa do emprego é do interesse de todos". O sindicalista acusa os empresários de se aproveitarem da crise para propor a retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores.
De acordo com o vice-presidente Leandro Velho, até ontem a entidade já havia homologado 136 rescisões de trabalhadores com mais de um ano de trabalho. Outras 444 estão agendadas para este mês, além da expectativa de que novas sejam encaminhadas nos próximos dias. Dentre essas estão 50 demissões na Agrale, empresa que até o momento não havia feito dispensas.
De novembro até 19 de janeiro cerca de 1,8 mil trabalhadores da indústria metalúrgica da região nordeste do Rio Grande do Sul, com mais de um ano de carteira assinada, perderam emprego. De acordo com o sindicato algo como 5% da força de trabalho, calculada em 33 mil na sua região de abrangência. Desses, perto de 75% atuam na indústria automotiva.


Fonte: Jornal do Comércio

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize